Ação Integrada

Gestão Municipal de Olinda leva cidadania aonde o povo está

Só na área de saúde 1500 moradores foram atendidos no mutirão

Por marcosoliveira

Oferecer diversos serviços em um só local, colocando a cidadania e a dignidade dos olindenses em primeiro lugar é uma das formas que a atual gestão municipal desenvolve parar estar ainda mais próxima da população. As duas mil e quinhentas pessoas que estiveram nesta sexta-feira (29.09) no CAIC, em Peixinhos, vivenciaram isso com o Olinda Mais Presente, que contou com a realização de exames de mamografia, consultas com clínico geral, pediatra, emissão de CPF, consultoria jurídica e muitas outras atividades durante toda a manhã.

Só na área de saúde 1500 moradores foram atendidos no mutirão. Nessa que é uma parceria entre a Prefeitura de Olinda, com todas as secretarias envolvidas, e o Governo do Estado.

Os sentimentos da dona de casa Maria Isadora e do prefeito Professor Lupércio se completam na definição do que foi realizado.  “Eu dei quase uma volta olímpica pelos serviços”, afirmou feliz a aposentada, que começou no ônibus da mamografia, passou com a filha no auditório, que oferecia serviços como Vem Livre Acesso, Bolsa Família e Cartão SUS, terminando quando levou uma sobrinha para receber orientação sobre direito do consumidor.

Foi nesse momento que o prefeito explicou o sentimento de quem está do outro lado, planejando as ações que estão recebendo reconhecimento, como o de Maria Isadora, que foi uma das 50 atendidas no exame de mama.

“São procedimentos mais complexos ou ações mais simples como a contação de histórias para as crianças. O que nós estamos fazendo é trazer cidadania, dignidade para a nossa gente. É um esforço concentrado que está dando resultado e nos mostra que estamos fazendo certo”, afirmou Lupércio.

E de fato, os números comprovam o que disse o gestor. Foram, só nessa manhã, 966 kits odontológicos entregues, mais de 300 consultas médicas, 30 CPF emitidos, 200 aferições de pressão arterial (PA) e muitas outras ações.

O comerciante Pablo Pereira foi para a assistência judiciária e levou o filho de 6 anos para participar de uma das ações que aconteceram na quadra. “Eu aprendi brincando sobre sinalização no trânsito”, comentou Caique Ricardo, enquanto assistia ao grupo que participava da aula de dança no mesmo espaço.

BALANÇO DAS AÇÕES:

09 cartões do idoso

03 cartões do deficiente
01 renovação de cartão
50 crianças pista de transito
50 Procon
48 Atendimento livre acesso
44 assistência jurídica
34 pessoas inscritas curso turismo
17 citologias
966 kits entregues Odontologia
20 clínico geral