Ação Integrada

Publicado em 10/10/17 às 14:30 | Atualizado em 10/10/17 às 14:30

Municípios propõem ação integrada contra violência

Olinda conseguiu reduzir os homicídios na cidade

Por Juliana Nascimento

Apesar do clima de insegurança que atinge o País, a cidade de Olinda conseguiu apresentar nos meses de julho, agosto e setembro deste ano redução de 12% do quadro de homicídios em relação ao mesmo período do ano passado. Agora em 2017 foram 36 casos, já na época idêntica de 2016 ocorreram 32. Em relação ao mês de setembro houve queda de 50% dos crimes. O município apresentou o ano passado 16 homicídios, enquanto este ano foram oito. A prevenção social para redução de violência, as estratégias municipais de combate às drogas foram alguns dos temas debatidos nesta terça-feira (10.10), no auditório da FOCCA, no o 2º Encontro do Fórum Regional de Prevenção Social- Litoral Norte.

Estiveram presentes os representantes de sete cidades, que fazem parte da região, são elas, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Itapissuma, Itamaracá e Igarassu, além dos secretários de cada município das pastas de segurança urbana e assistência social. O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, anfitrião do evento, fez a abertura da mesa. “O primeiro encontro foi realizado em Itapissuma, e nós queríamos provocar para que o segundo ocorresse aqui em Olinda. Nós sabemos que a violência está em todos os municípios e no Estado, e estamos aqui reunidos com os gestores para criar alternativas para minimizar os índices de violência”, destacou Lupércio.

Os representantes das sete cidades discutiram as ações positivas realizadas nos seus territórios de atuação e expuseram propostas para que fossem integradas por municípios circunvizinhos. “Cada ideia discutida aqui vai agregar para prevenção social. As ações contínuas são para sensibilizar a população, sobretudo os jovens, por isso realizamos atividades com O Governo do Estado, entre elas, o Olinda Mais Presente que ocorre nas escolas de Olinda. A nossa guarda municipal em parceria com os policiais civis e militares está contribuindo para os dados positivos na meta do Pacto Pela Vida”, comentou o secretário de Segurança Urbana de Olinda, Coronel Pereira Neto.

Sabendo da importância de atuar na prevenção e no trabalho ostensivo, a Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, está trabalhando no fortalecimento de proteção básica e específica. “Nós estimulamos serviços e atividades de vínculo interno, socioeducativo, proteção específica, como por exemplo, moradores de rua, e esperamos escutar hoje novidades para agregar na nossa cidade”, explicou a secretária Executiva de Assistência Social, Mônica Ribeiro.

A secretária executiva de Articulação Institucional da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Anne Almeida, resumiu em uma frase o 2º Encontro do Fórum Regional de Prevenção Social- Litoral Norte. “Sozinho ninguém chega a lugar algum, temos que trabalhar juntos”.

No final do evento, os representantes e prefeitos assinaram um documento intitulado “Carta de Olinda” com as propostas na área de segurança urbana e prevenção social para ser entregue ao governador Paulo Câmara.

Tags desta notícia: , , , , , , ,