Ação Integrada

Publicado em 20/04/16 às 14:50 | Atualizado em 25/04/16 às 9:18

Olinda em Ação leva cidadania e serviços de saúde ao bairro de Ouro Preto

O evento acontece no próximo sábado (23), das 8h às 12h, na Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes, levando diversos serviços como emissão de documentos, lazer e muito mais

Por Rodrigo Barradas

Fotos: Monique Veloso e Luiz Fabiano/Pref.Olinda

No próximo sábado (23), em Ouro Preto haverá mais uma edição do Olinda em Ação, dessa vez na Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes, trazendo vários serviços de saúde, oficinas de esporte e cultura, além de emissão de documentos. São serviços sociais e assistenciais gratuitos, numa parceria da Prefeitura de Olinda com o Governo do Estado, Celpe, Correios, Compesa, CDL Olinda, Funeso, SEBRAE, CIEE, Instituto Embelleze, Projeta Cursos Profissionalizante, e Fonomais.

Durante essa semana, várias escolas do bairro receberam uma série de palestras com temas variados, como DST/AIDS, tráfico de pessoas, Lei Seca, descarte de lixo, Estatuto do Idoso, democratização da comunicação, educação para o trânsito e nutrição.

O Olinda em Ação vem levando cidadania para várias localidades da cidade desde 2013, e já atendeu mais de 70 mil olindenses. Em 2015 foram realizadas 9 edições, nos bairros de Sapucaia, Jardim Fragoso, Varadouro, Ilha de Santana, Alto da Bondade, Peixinhos, Tabajara, Caixa D’Água e Amaro Branco.

Confira a relação dos serviços disponíveis

Saúde
Mamografia, prevenção do colo do útero, vacinação, encaminhamento ao oftalmologista, teste rápido de HIV, aferição de pressão arterial, exame de glicose, avaliação nutricional, cadastro no cartão do SUS, cuidado com a saúde bucal, fono e acesso à ouvidoria de saúde.

Oficinas, Esporte e Cultura
Educação no trânsito, brinquedoteca, xadrez, meio ambiente, atividades esportivas e apresentações culturais.

Emissão de Documentos
Primeira e segunda via da carteira de identidade, carteira de livre acesso, carteira de trabalho, registro de nascimento e casamento, carteira de estacionamento para idosos e portadores de necessidades especiais. É preciso levar foto 3×4. Essa edição terá uma novidade: será possível solicitar o documento de autorização para casamento gratuito, em parceria com a Defensoria Pública.

Atendimento Celpe
Doação de lâmpadas, troca de material reciclável por desconto de luz, tarifa social de luz.

Serviços Socioassistenciais
CRAS – atendimento aos serviços, programas e benefícios sociais; CRM – Centro de Referência da Mulher.

Outros Serviços
Parcelamento do IPTU, PROCON municipal e assistência jurídica.

Tags desta notícia: , , , , , ,