Ação Integrada

Publicado em 26/10/15 às 18:32 | Atualizado em 26/10/15 às 18:54

Olinda em Ação levou serviços gratuitos ao bairro de Amaro Branco

Quem compareceu teve acesso à emissão de documentos, serviços de saúde, cadastro em programas governamentais, além de outras atividades e apresentações culturais

Por Daniel Vilarouca

Olinda em Ação Amaro Branco. Foto: Anizio Silva e Daniel Vilarouca/Pref.OlindaNo último sábado (24), moradores do Amaro Branco, e dos bairros próximos, tiveram a oportunidade de tirar documentos e ter acesso a serviços sociais, de saúde, além de atividades culturais no Olinda em Ação, realizado na Escola Sagrado Coração de Jesus.

“Eu cheguei aqui pouco depois das 10h. São 10h30 e eu já tirei a Carteira do SUS, que não tinha, e o Livre Acesso de Estacionamento para Idosos. O serviço foi 100%”, comentou Drayton Rodrigues, de 66 anos, que mora na rua onde aconteceu o programa.

No evento, que também teve atividades na praça da comunidade e na sede do Grêmio Recreativo Escola de Samba Oriente, foram oferecidos serviços públicos de forma gratuita para os moradores. Foi possível solicitar documentos como  RG (a partir da segunda via), CPF, certidão de nascimento e casamento, dentre outros.

O casal Shirley e Renato Galvão trouxeram o filho e sobrinhos para participar do Olinda em Ação. Juntos, eles fizeram a Carteira do SUS, emitiram a 2ª Via da Certidão de Nascimento do seu filho e receberam o atendimento em Saúde Bucal.“Essa ação foi muito boa pra gente porque, como trabalhamos a semana inteira, só temos o sábado livre para resolver tudo”, disse Renato.

Quem compareceu também teve acesso a serviços de saúde como mamografia e teste rápido de HIV / sífilis, cadastro em programas governamentais como o CadÚnico (que dá acesso a programas sociais como o Bolsa Família, ProJovem e a Tarifa Social de Energia Elétrica), atendimento ao contribuinte, consulta ao SPC e SERASA, corte de cabelo, atendimento do PROCON Municipal, assistência jurídica, dentre outros. Também houve apresentação de frevo, grupos de dança e um torneio de futebol, além da divulgação das ações da Defesa Civil e oficinas educativas sobre Trânsito e Meio Ambiente.

Com 45 anos, Laudiceia Modesto trouxe a filha para fazer exame oftalmológico e tirar a Carteira do SUS e o CPF. “O Olinda em Ação nos ajudou bastante a resolver nossos problemas. Agora, com os documentos da minha filha, eu posso dar entrada no Bolsa Família pra ela”, afirmou.

Já Sara Lúcia, de 36 anos, renovou as carteiras do SUS e de Trabalho. “Minha Carteira do SUS já tava bem velhinha e o pessoal do posto não tava aceitando e, com a Carteira de Trabalho renovada, posso correr atrás de novas oportunidades”, argumentou.

O Olinda em Ação é realizado pela Prefeitura de Olinda, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, Celpe, Correios, Compesa, CDL Olinda, SEBRAE, CIEE, Instituto Embelleze, e Projeta Cursos Profissionalizante.

Tags desta notícia: , , , , ,