Destaque

Publicado em 07/04/17 às 16:38 | Atualizado em 07/04/17 às 16:39

Com participação de representante de Olinda, evento nacional discute segurança pública

Secretário de Segurança Urbana do município realizou palestras em feira realizada no Rio de Janeiro

Por pedropaulo

Para apresentar o que está sendo feito na questão de segurança em Olinda e trocar experiências com outros estados, o Secretário de Segurança Urbana do município, Coronel Pereira Neto, ministrou palestras na Laad Defense & Security, a maior feira de defesa e segurança da América Latina. Realizado da última terça (4) até sexta-feira (7), no Rio de Janeiro, a programação contou com diversos seminários da área de Segurança Pública.

Entre outros assuntos, o evento abordou questões sobre os investimentos e capacitações nas guardas municipais, o videomonitoramento de logradouros públicos e como o Governo Federal pode ter mais participação na segurança. Segundo o secretário, este tipo de intercâmbio é valioso para aplicação de novos métodos em Olinda.

“É importante a realização do evento para troca de experiências com outros estados sobre a questão de segurança pública. Um dos temas debatidos foi sobre criação de um fundo tripartite de segurança pública, a fim de garantir investimentos para aplicação pelos municípios na área da Segurança Pública e flexibilização na utilização da Base Comunitária Móvel de Videomonitoramento (BCMV)”, destacou.

Pereira Neto, que ocupa a direção do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (Consems), ministrou as palestras “Modelo Mundial de Integração em Segurança Pública”; “Os Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo e sua Correlação com os Modelos de Uso da Força”; “Organizações Criminosas: desafios do Século XXI” e “Plano Nacional de Segurança: uma análise”.

Ainda na capital fluminense, o Secretário de Segurança Urbana participou da Primeira Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM), no qual foram debatidos diversos assuntos relacionados às Guardas Municipais, como porte de arma de fogo e mudanças dos artigos que regulamentam o Estatuto do Desarmamento.

Brasília

No dia 24 de abril, está prevista a realização de reunião do Conselho Nacional dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança, em Brasília, no Ministério da Justiça, para tratar sobre os projetos para segurança dos municípios e realização da eleição para o biênio 2017/2018 da nova diretoria do Consems.

print