Publicado em 06/10/17 às 11:42 | Atualizado em 06/10/17 às 11:42

Em época de Outubro Rosa, Prefeitura de Olinda tem olhar voltado para os servidores da Casa

De acordo com o Ministério da Saúde, o de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil

Por marcosoliveira

Cuidar da saúde dos servidores é ter atenção com a qualidade de vida daqueles que estão todos os dias servindo aos olindenses. Por isso,  nesta sexta-feira (06.10), dentro da programação criada pela Prefeitura de Olinda durante o Outubro Rosa, foi realizada uma ação neste sentido. Com exames médicos, palestras sobre o câncer de mama, do colo de útero. Além de dinâmicas e serviços de massoterapia e cuidados com a beleza. A atenção da coordenação desta ação, realizada na Secretaria de Educação,  Esportes e Juventude,  esteve voltada não só para as mulheres, objetivando fazer com que os homens aprendam a se cuidar.

De acordo com o Ministério da Saúde, o de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele e melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Mesmo em menor número, também acomete os homens, que precisam ficar ligados.

Sem saber dos riscos que também corre, o servidor Ezequiel Arruda destacou que nunca tinha sido alertado sobre a possibilidade de ter câncer de mama. “Eu vejo muito alerta para as mulheres. Agora eu percebo como esse olhar para nós é importante e trazer isso para os servidores nos faz sentir mais valorizados”, afirmou.

A coordenadora de vigilância Epidemiológica, Deisiany Karla,  explicou que as atividades foram pensadas para que eles e elas  aprendam a se prevenir. “Saber conhecer o próprio corpo e perceber qualquer mudança é importante”, afirmou,  acompanhada pelo assessor do gabinete da Secretaria de Educação, Ely Cruz.

O Ministério da Saúde explica ainda que o câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.