Geral

Publicado em 05/10/17 às 15:16 | Atualizado em 05/10/17 às 15:30

Estudantes de Olinda aprendem sobre o reaproveitamento de alimentos

Oficina orientou as crianças sobre a produção de bolo com casca de banana

Por alexandrecavalcanti

Foto: Sandro Barros/ Prefeitura de Olinda

Por: Pattricia Viviane

 

Você já parou pra pensar até onde podemos aproveitar os nossos alimentos? As nutricionistas do Departamento de Planejamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Olinda estão produzindo bolo a partir da casca de banana, que iria direto para a lixeira. A receita foi trabalhada, nesta quinta-feira (05.10), durante uma oficina para os alunos da Escola Redenção, anexo da unidade de ensino Antônio Correia, no Alto da Conquista. Cerca de 120 crianças, na faixa etária de 5 a 7 anos, participaram da produção da iguaria. Foi uma oportunidade para a garotada descobrir que as partes não convencionais dos alimentos possuem seu valor nutricional em vitaminas, sais minerais e proteínas.

Com a orientação das nutricionistas, as crianças puderam picar as cascas das bananas, quebrar os ovos, participar de todo o preparo, tarefa que encantou o pequeno Igor, 6 anos. “É legal fazer bolo”, disse acrescentando suas frutas favoritas que são a banana e maçã.

A diretora do Anexo Redenção, Marcela Costa, destacou a importância de trabalha a proposta, desde cedo, com a meninada. “Tenho seis anos de direção nas escolas no município de Olinda e hoje tive o prazer de vivenciar isso dentro do ambiente de ensino, ação que nunca aconteceu. Está sendo um novo aprendizado não apenas para mim, mas para os alunos, pois a importância de sair do contexto da sala de aula é um momento único”, elogiou a diretora.

 

BOLO DE CASCA DE BANANA

VALOR CALÓRICO: 224,68

RENDIMENTO: 20 PORÇÕES

 

INGREDIENTES

PARA A MASSA:

4 UNIDADES DE CASCA DE BANANA

2 OVOS

2 XÍCARAS DE LEITE

2 COLHERES (SOPA) MARGARINA

2 XÍCARAS DE AÇÚCAR

3 XÍCARAS DE FARINHA DE ROSCA

1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ

 

PARA A COBERTURA

½ XÍCARA (CHÁ) DE ÁGUA

4 BANANAS

½ LIMÃO

 

PREPARO:

Lave as bananas e descasque. Separe 4 xícaras de casca para fazer a massa.

Bata as claras em neve e reserve, na geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca. Mexa bem. Por ultimo, misture delicadamente as claras em neves e o fermento. Despeje em uma assadeira untada com margarina e farinha. Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 min.

Para a cobertura,

queime em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo. Acrescente a banana cortada em rodelas e o suco de limão. Cozinhe e cubra o bolo ainda quente.