Destaque

Publicado em 27/01/17 às 15:18 | Atualizado em 27/01/17 às 16:16

Famílias que residiam às margens do Canal da Malária e alagados de Olinda ganham dignidade com a conquista da casa própria

Novo conjunto habitacional vai comportar 128 apartamentos

Por marcosoliveira

 

Sobretudo um resgate da dignidade. Essa é a definição mais próxima do que aconteceu na manhã desta sexta-feira (27.01) quando 128 famílias foram sorteadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida para morar, muitas pela primeira vez, na casa própria. O Palácio dos Governadores, sede do governo de Olinda, foi palco desse momento que reuniu, além do prefeito, Professor Lupércio, e da secretária de Obras, Simone Lucchese, outras autoridades. As unidades ficam em Jardim Brasil e todos os beneficiados tinham sido removidos das margens do Canal da Malária e das lagoas nas proximidades, estando desde então inseridos no auxílio moradia.  Os novos moradores devem receber os apartamentos até o fim do próximo mês de fevereiro.

Sorteio dos apartamentos. Crédito: Daniel Ferreira

O sorteio, realizado por um representante da Caixa Econômica Federal,  contou também com representantes da Câmara dos Vereadores que testemunharam a ansiedade e alegria de quem era chamado. O protagonismo foi delas. Gente simples como a aposentada Gleide Maria, 65 anos, que chorou ao ser chamada e elencou as dificuldades que viveu até agora.

“Eu vivo só com a minha neta de favor. Agradeço por tudo, mas ter algo seu é uma conquista que eu achei que nunca mais ia conseguir”, disse emocionada, antes de concluir olhando para a neta que também chorava: “Esse presente é para ela. A casa é sua, minha filha.”

Um sentimento que tocou a todos presentes. Lupércio afirmou que a prefeitura atuará para diminuir o déficit habitacional na cidade. “Dignidade. Tem palavra melhor para resumir o que essas pessoas estão recuperando hoje? A gente sabe e conhece o drama que é viver sem ter um lar”, afirmou.

Os apartamentos sorteados fazem parte do Conjunto Habitacional Cuca Legal I que foi construído com verba do governo federal no terreno doado pela Prefeitura de Olinda, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A expectativa é de que todos até o fim de fevereiro já estejam de casa nova, que conta com área de lazer, campo de futebol e acabamento completo.  Outros dois conjuntos estão em construção na cidade.

A parceria entre todos os envolvidos, governo municipal, federal, Caixa, foi elencada pela secretária de Obras, Simone Lucchese. “É uma alegria nossa ver a alegria deles. É um trabalho que tem ainda um caminho longo para ser concluído e atender a todos os olindenses que precisam, mas estamos voltados para dar a muitos essa alegria. Uma conquista de todos”, concluiu.