Publicado em 24/08/17 às 11:55 | Atualizado em 24/08/17 às 12:12

MAC e Capela de São Pedro Advíncula passam por manutenção

Para preservação do nosso legado a Prefeitura de Olinda está semanalmente realizando mutirões de manutenção nos locais que ajudam na nossa identificação

Por marcosoliveira

Charmosa, acolhedora, conhecida no mundo todo pelas ladeiras, cultura e sobretudo pela História que carrega em cada casa, monumento ou mesmo nas pedras que calçam o Sítio Histórico. Para preservação desse legado a Prefeitura de Olinda está semanalmente realizando mutirões de manutenção nos locais que ajudam na nossa identificação como olindenses e fazem da nossa cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. Nesta quinta-feira(24.08) foi a vez do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC), da Praça da Rua 13 de Maio e da Capela de São Pedro Advíncula.

O secretário executivo de Patrimônio, Fred Nóbrega, pontua que esses mutirões têm sido realizados como uma das marcas que estão caracterizando a Gestão desde o começo do ano: a integração entre as secretarias. Para esta, além da pasta de Patrimônio e Cultura, estiveram juntas a de Obras, com a Defesa Civil, e a Guarda Municipal.

“Estamos trabalhando para que os olindenses e os visitantes sintam orgulho de estar aqui. Hoje estamos realizando  ações como capinação, limpeza, pintura”, explicou Fred, destacando que tudo está sendo feito seguindo orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Ministério da Cultura.

Tanto a construção dos prédios do MAC como da Capela de São Pedro Advíncula remontam do século 18. O primeiro é de 1768 e teve o prédio tombado em  1966, com a doação de parte da Coleção do Embaixador Assis Chateaubriand. Hoje possui um acervo com mais de quatro mil obras. Já a edificação religiosa é de 1764.