Publicado em 02/08/17 às 16:50 | Atualizado em 02/08/17 às 16:56

Concentração será no Largo do Amparo

Por Natália Catarina

Arquivo: Prefeitura de Olinda

A cidade Patrimônio Cultural da Humanidade será palco do Dia Estadual do Maracatu. O evento ocorre neste sábado (05.08), com concentração, às 18h, no Largo do Amparo, bairro do Varadouro, em Olinda. A comemoração conta com a realização da Associação dos Maracatus de Olinda (AMO) e o apoio da prefeitura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE).

O trajeto começa no Largo do Amparo e segue até os Quatro Cantos, onde todos os mestres das Nações presentes irão fazer apresentação com seus devidos Maracatus, cantando as tradicionais loas. Estarão presentes os maracatus Nação Camaleão, Leão Coroado, Nação de Luanda, Tigre, Badia, Nação Pernambuco, Nação Maracambuco, Estrela de Olinda e Baque Nômade.

A programação tem como intuito fortalecer o Dia Estadual do Maracatu (que transcorre no dia 1.º de agosto), instituído pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, através da Lei 560/1997, para celebrar a resistência e importância do Maracatu Nação. A intenção de reservar um dia para maracatu é uma forma de fortalecer a sobrevivência e criar modos de articular as mais diversas ordens protagonizadas pelos mestres e maracatuzeiros. A data escolhida, 1º/08, foi em homenagem ao nascimento do lendário mestre Luiz de França, do Maracatu Leão Coroado.

SERVIÇO:

O QUE: Dia Estadual do Maracatu;

QUANDO: 05/08/2017;

ONDE: concentração às 18h no Largo do Amparo.