Destaque

Publicado em 10/04/17 às 15:43 | Atualizado em 11/04/17 às 10:19

Olinda de cara nova com limpeza e obras em 100 dias do Professor Lupércio

A administração conta com o trabalho intenso de 14 secretarias, desenvolvendo ações para garantir a qualidade de vida da população

Por Secretaria de Comunicação de Olinda

Por Marília Banholzer e Marcílio Albuquerque


Resolver problemas crônicos, atender demandas da população e mudar a cara da cidade. Com essas metas o Professor Lupércio do Nascimento (SD) completa, nesta segunda-feira, 10 de abril, 100 dias de gestão à frente da Prefeitura de Olinda. Ao todo, a administração municipal conta com o trabalho intenso de 14 secretarias que vêm desenvolvendo ações dos mais diversos tipos com o intuito de solucionar questões que garantam a qualidade de vida dos munícipes.

Neste período, secretarias voltadas para manutenção e infraestrutura da cidade, como Serviços Públicos e Obras, intensificaram trabalhos de recuperação de praças, limpeza de ruas e avenidas, além de intervenções em vias degradadas, a exemplo das avenidas Presidente Kennedy e Pedro Álvares Cabral.

Vale destacar ainda o início da requalificação da Segunda Perimetral Norte, atendendo a uma antiga reivindicação da população. Além do recapeamento, a prefeitura priorizou a sinalização, iluminação, construção de canaletas e a devolução das calçadas para os pedestres. Antecipando a chegada das chuvas, um grande mutirão de limpeza foi iniciado no Canal do Fragoso, se estendendo a 12 dos 15 principais canais que cortam a cidade.

O ordenamento de setores cruciais para o dia a dia da cidade também foi pauta de Secretarias como Transportes e Trânsito e Meio Ambiente Urbano e Natural. O reforço de sinalizações verticais e horizontais, demarcação de vagas de estacionamento e pontos de táxi, além de campanhas de orientação de embarque e desembarque nas portas das escolas foram ações que contribuíram para organização do tráfego de veículos nas vias da cidade.

Em destaque, o plano de reordenamento da orla, realizado por nove secretarias e em parceria com banhistas, moradores e comerciantes, começou a transformar as praias do município. Os trabalhadores foram recadastrados, coibindo a ocupação irregular, a manipulação indevida de alimentos e a desordem que se espalhava nas areias de Bairro Novo, Casa Caiada e Rio Doce. O calçadão e a ciclovia voltaram a ser utilizados pela população, que aprovou o conjunto de medidas.

As retiradas de carcaças nos principais corredores da cidade impulsionaram uma nova cara para Olinda. O enfoque também esteve na preservação ambiental, desobstruindo as margens dos corpos d’água. O trabalho ainda incluiu um olhar atento às encostas e morros, com ações preventivas desenvolvidas pelas equipes da Defesa Civil.

Além disso, merece relevância a atenção dada a segurança e prevenção à violência, com a implantação da Base Comunitária Móvel de Videomonitoramento (BCMV) e o acréscimo do efetivo da Guarda Municipal. Os resultados logo começaram a aparecer.

De acordo com a Secretaria da Fazenda e da Administração, foi registrado um aumento de cerca de 10% na arrecadação do IPTU, no segmento predial. O acréscimo também foi identificado no pagamento da Taxa de Limpeza Pública (TLP), consolidando a parceria entre a Prefeitura e cada olindense. A realidade é fruto da confiança da população no trabalho do novo governo municipal.

Para seguir com ações exitosas, a gestão está empenhada em rever contratos antigos para tentar encontrar alternativas de economia dos recursos dos cofres públicos. A estratégia também ajuda a destravar obras importantes para a população, como foi o caso da entrega do Conjunto Habitacional Cuca Legal, em Jardim Brasil, beneficiando 224 famílias em situação de vulnerabilidade.

Na Educação, foi dada partida para uma requalificação em toda a rede municipal, refletindo em melhores condições de trabalho e aprendizado para professores e alunos. Também foram firmados convênios que possibilitam atividades diferenciadas para os estudantes da rede pública da cidade e capacitação dos servidores para melhoria contínua do desempenho de suas atividades.

Na Saúde, um veículo equipado com aparelhos de UTI Móvel já está disponível para prestar serviço à população. A nova ambulância se junta a outras quatro Unidades Básicas do SAMU-Olinda. Também foram realizados mutirões de combate ao mosquito Aedes Aegypti em bairros em que os registros de arboviroses merecem acompanhamento mais atento. A pasta ainda concentrou esforços em manutenções de unidades de saúde que estavam necessitando de reforma.

Clique aqui e confira o relatório na íntegra.

print