Geral

Publicado em 23/02/17 às 17:40 | Atualizado em 23/02/17 às 17:41

Olinda divulga esquema de saúde para o Carnaval

Viaturas do SAMU serão descentralizadas para agilizar atendimento ao folião

Por Pedro Morais

A Secretaria de Saúde de Olinda montou um esquema para garantir a assistência de urgência, bem como ações de prevenção e promoção à saúde dos foliões durante os quatro dias de Carnaval. Em parceria com o Hospital do Tricentenário, um posto avançado foi montado na Policlínica Barros Barreto, no Carmo, que funcionará das 7h do sábado (25) até às 7h da quarta-feira (01/3).

Segundo o secretário de Saúde de Olinda, Eud Johnson, o posto de atendimento na Policlínica agilizará a assistência ao folião. “Além do serviço que funcionará 24 horas do sábado até às 7h da quarta-feira, duas ambulâncias do Hospital do Tricentenário, uma básica e outra do tipo UTI, estarão lotadas na Policlínica para transporte de pacientes”, explicou. O gestor adiantou, ainda, que a unidade também terá durante os dias de folia uma equipe de técnicos, que realizará Testagem Rápida de HIV, das 12h às 18h.

O Posto de Atendimento também será local de concentração da Diretoria de Vigilância em Saúde, que agregará os serviços de promoção e prevenção. Trata-se das coordenações das equipes da Vigilância Sanitária, IST/AIDS, Epidemiologia e do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (Cevao), que vão monitorar as equipes que estarão trabalhando nos focos da folia.

A Vigilância Sanitária, que nas prévias capacitou os ambulantes e fiscalizou o comércio formal e informal da cidade, estará em atividade durante todo o Carnaval. Três Barreiras Sanitárias (Bairro Novo, Varadouro e Bonsucesso) serão montadas (4h) para inspecionar a entrada dos alimentos que serão comercializados em bares, lanchonetes e meios de hospedagens.

Pela primeira vez, uma equipe do Cevao estará trabalhando no controle do Aedes aegypti com a identificação e destruição de criatórios. Os agentes também vão supervisionar e aplicar raticida em lugares estratégicos, controle de qualidade da água para consumo humano e na fiscalização do programa de descarte de resíduos. A equipe também fará monitoramento da qualidade dos registros nos Sistemas de VIGIÁGUA, VIGISOLO e VIGIDESASTRE.

A Coordenação da Epidemiologia irá monitorar as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) e Doenças Diarreicas Agudas (DDA); bem como realizar bloqueio vacinal de possíveis surtos de deonças infecciosas, além de notificar doenças compulsórias.

Já a Coordenação das IST/AIDS estará com os redutores de danos em atividades de promoção à saúde distribuindo preservativos e incentivando a cultura de paz junto aos foliões, bem como orientando sobre a realização do teste rápido de HIV. . A equipe recebeu cerca de 600 mil preservativos para serem distribuídos durante os quatro dias de carnaval.

A equipe do Consultório na Rua, também foi mobilizada para atuar de forma educativa diretamente com o público de travestis, trans e profissionais do sexo.

SAMU-192 – O Serviço Médico de Urgência (SAMU), regulado pela Base Metropolitana/Recife, vai descentralizar as viaturas da Base Olinda para agilizar o atendimento ao folião. Segue abaixo os pólos de atendimentos e

Alto da Sé: das 7h às 18h, de 25 à 28/2;

Pólo Salgadinho: das 17h às 22h, 25/02;

Prefeitura (rua General Meira Vasconcelos): 25/02

Bonsucesso (em frente ao Homem da Meia Noite): das 7h às 16h, 26 à 26/2;

Pólo Rio Doce/Vila Olímpica: das 17h às 22h, 25 e 26/02;

Bonsucesso/Largo do Amparo: 24 hora, 25/02

Prefeitura: 24 horas, de 26 a 28/02;

Carmo (Praça Maxambomba): 24 horas, 25 à 28/02.

 

SERVIÇOS 24H:

Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Adulto e Infantil

Endereço: Rua Oscar Carneiro, s/n – Peixinhos

Fone: 3305-6315 / 3426-4662

 

Hospital Tricentenário

Endereço: Rua Farias Neves Sobrinho, 232 – Bairro Novo

Fone: 3429-2964 / 3429-2622

UPA – Olinda

Endereço: Rodovia PE 15 – KM 02 – Cidade Tabajara.

Fone: 3184-4310.