Destaque

Publicado em 04/05/17 às 14:16 | Atualizado em 04/05/17 às 16:49

Olinda facilita vida de contribuinte na hora de transferir um imóvel

O ITBI também pode ser pago por meio do portal na Internet

Por alicemafra

A partir desta sexta-feira (05.05) o contribuinte olindense pode transferir o imóvel de maneira mais prática e com comodidade. Agora, o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é o tributo que se paga toda vez quando se compra ou transfere algum imóvel, também pode ser pago pela internet. Para ter acesso ao serviço, basta o cidadão entrar no site da prefeitura: www.olinda.pe.gov.br e clicar no link portal do contribuinte.

Ao entrar no portal, o cidadão solicita o ITBI e preenche os dados, em seguida, anexa os documentos como cópia do RG, CPF, comprovante de residência e laudo de avaliação da compra financiada. Outra novidade é que as pessoas podem acompanhar o passo a passo da situação do imposto e emitir o boleto também pela internet, pois ao se cadastrar as pessoas recebem e-mail com informações atualizadas.

“O importante é que o cidadão pode fazer ITBI sem precisar sair de casa e enfrentar em fila. A ideia é justamente facilitar par quem quer pagar o imposto com mais comodidade e a tecnologia veio para agregar”, destacou o gerente da Comissão de Avaliação de Imóveis da Secretaria da Fazenda e Administração de Olinda, José Walkirdes Queiroz.

Também há a possibilidade de tirar dúvidas por meio do e-mail: itbi@olinda.pe.gov.br. De acordo com a secretaria, por mês, cerca de 150 pessoas efetuam o pagamento do ITBI. Outra opção é se dirigir pessoalmente ao órgão, que fica na Rua Avenida Santos Dumont, no Varadouro. O atendimento é de 8 às 13h, de segunda a sexta-feira, e não precisa de agendamento.

print