Publicado em 29/09/17 às 15:45 | Atualizado em 29/09/17 às 16:04

Olinda firma parceria com o Recife para solucionar alagamentos e requalificar área entres os limites dos municípios

Primeiro ponto beneficiado é a Avenida Luís Correia de Brito

Por pedropaulo

Por Marcílio Albuquerque

Uma parceria metropolitana vai resultar na requalificação da Avenida Luís Correia de Brito, importante corredor de circulação de veículos e pedestres, entre os municípios de Olinda e Recife. Nesta sexta-feira (29.09), o prefeito Professor Lupércio recebeu o gestor do município vizinho, Geraldo Julio, no bairro de Sítio Novo, para acompanharem de perto as intervenções que estão sendo realizadas na via. A ação conjunta, com investimentos na ordem de R$ 300 mil, permitirá o recapeamento do asfalto, drenagem e troca de tubulações, pondo fim aos constantes problemas de alagamentos. A previsão é de que o trabalho seja concluído ainda no mês de outubro. Todo o trajeto também receberá uma nova iluminação, ampliando a visibilidade de condutores e pedestres.

Com cerca de 1,5 km, a rota abriga uma gama de comércio e serviços, além de um grande número de residências, com pessoas que sofriam, há muitos anos, com problemas de escoamento, sobretudo no período chuvoso. Para os condutores, os buracos e falhas no pavimento também representavam perigo e bastante transtorno. De acordo com o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, o trabalho faz parte do compromisso de romper entraves e atuar em prol das pessoas. “Trata-se de uma parceria de extrema importância. A população de áreas localizadas nos limites entre municípios sempre acabava prejudicada, sem saber a quem recorrer. Nós ouvimos a voz das ruas e nos empenhamos para mudar esta realidade”, destacou.

A operação teve início no mês de agosto e também é comemorada pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio. “Atuando de mãos dadas nós conseguiremos avançar muito mais. E quem ganha com tudo isso é a população”, ressaltou. Para quem conhece de perto a realidade da Avenida Luís Correia de Brito, as intervenções já são motivos de alegria. “Já cheguei a perder móveis com a água invadindo a minha casa. Estou feliz e confiante de que agora vai dar certo”, revelou a professora Aparecida Soares, 66, que reside na localidade há 20 anos. O sentimento é compartilhado pelo mecânico Eduardo Melo, 44, que trabalha próximo dali. “Era uma obra que todos aguardavam e que vai dar uma cara nova para a nossa comunidade”, afirmou.

AÇÕES INTEGRADAS

De acordo com o secretário de Serviços Públicos de Olinda, Evandro Avelar, que acompanhou a visita, outras obras deste porte também devem ser executadas até o fim deste ano. A oferta de serviços públicos em áreas limítrofes com Olinda tem sido uma das preocupações do Professor Lupércio. Recentemente, a atual gestão se uniu ao município do Paulista para a recuperação do asfalto da Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcante com a Avenida Cláudio José Gueiros Leite, na altura da ponte do Janga.