Geral

Publicado em 16/11/15 às 14:08 | Atualizado em 16/11/15 às 16:27

Olinda realiza Desfile Cívico em homenagem ao 1º Grito de República na cidade

O evento acontece nesta terça-feira (17) e reunirá mais de 70 escolas, bandas marciais, entidades e corporações militares

Por Carla Amaral

Desfile cívico do Primeiro Grito de República. Foto: Luiz Fabiano/Pref.OlindaNo último dia 10 de novembro Olinda comemorou o 1º. Grito de República, proferido no local, em 1710, por Bernardo Vieira de Melo, administrador colonial na época. A data, que é um feriado municipal e completa 305 anos, será lembrada e festejada em grande estilo com o tradicional Desfile Cívico. O evento, realizado pela sexta vez na cidade, acontece no dia 17 (terça-feira), com solenidade de abertura prevista para as 15h, no Mercado da Ribeira, onde estão localizadas as ruínas do antigo Senado.

Participam do Desfile Cívico 27 bandas marciais e 72 escolas, sendo 60 delas pertencentes à rede municipal de ensino, totalizando cerca de três mil estudantes envolvidos na iniciativa. Desfilam ainda a Guarda Municipal, Forças Armadas, grupo de escoteiros, bombeiros, membros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de agremiações carnavalescas de Olinda.

A concentração dos participantes do desfile será às 13h30 na Praça do Carmo. O cortejo sairá da Avenida Liberdade, seguindo o trajeto: Rua Prudente de Moraes, Rua Bernardo Vieira de Melo, Rua São Bento e Rua 15 de novembro.

Alteração no trânsito – Em consequência do evento, que envolverá um grande número de participantes desfilando pelas ruas da cidade Alta, não será permitido o estacionamento de veículos automotores, no horário das 12h às 20h, na Avenida da Liberdade, Rua Prudente Morais, Quatro Cantos e Rua de São Bento.

Acompanhe a programação do Desfile Cívico:

13h30 – Concentração (Praça do Carmo)
15h – Abertura do evento (Mercado da Ribeira)
15h30 – Início do desfile com escolas, corporações militares e entidades
18h – Encerramento com desfile das agremiações carnavalescas de Olinda

Tags desta notícia: , ,