Destaque

Publicado em 30/05/17 às 16:57 | Atualizado em 30/05/17 às 17:01

Operação Bar Seguro amplia área de atuação

Ação chega ao Sítio Histórico e terá variação nos dias da semana

Por pedropaulo

Tradicional nos finais de semana, a Operação Bar Seguro terá execução em novos dias, para verificar os estabelecimentos irregulares em funcionamento. Outra novidade da ação será o acompanhamento das equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil no Sítio Histórico, nova área do rol de bairros alvo da operação.

A Operação Bar Seguro tem como foco combater diversos crimes em Olinda, como venda de bebidas alcoólicas a menores, poluição sonora, tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo, além de identificar irregularidades nos bares que funcionam sem alvará e atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros. As atividades aconteciam somente nos fins de semana, desde o mês de abril, promovendo abordagens em casas noturnas, bares e restaurantes.

“No nível que estamos de violência, precisamos fazer essa ação semanalmente, e variando as datas, já que vários bares irregulares estavam fechando nos finais de semana por conta da aproximação do Bar Seguro. Nosso objetivo não é fechar os bares, e sim fazer que se tornem regulares, sem consumo de drogas, bebidas para os menores, etc. Isso, com o tempo, reflete na redução da criminalidade”, destacou o secretário de Segurança Urbana, Coronel Pereira Neto.

As secretarias envolvidas na ampliação do Bar Seguro são: Transporte e Trânsito, Meio Ambiente Urbano e Natural (Controle Urbano), Segurança Urbana (Guarda Municipal) e Saúde (Vigilância Sanitária). Para o Prefeito do município, Professor Lupércio, a integração entre as secretarias municipais e órgãos operativos da Secretaria da Defesa Social é de fundamental importância melhorar a segurança pública de Olinda.

“Essa parceria é importante para dar continuidade ao que já estamos fazendo. Cabe a nós, do governo municipal, traçar estratégias, atividades, para ocupar esses jovens que procuram as bebidas e drogas. Quanto mais a cabeça for ocupada, menos eles vão pensar em fazer coisas erradas. Vamos fazer trabalhos preventivos nas escolas, mostrar que as drogas são ruins, resgatar os hinos antes das aulas, como forma de disciplina, entre outras ações”, reforçou o prefeito.

Orla

Também foi discutido pelo Professor Lupércio a Operação Orla Segura, que passa a ter uma atenção especial quanto às brigas de grupos na orla de Olinda, inclusive elogiando a ação do último sábado (27), quando a Guarda Municipal, policiais militares e Agentes de Trânsito apreenderam dez adolescentes.

Além do Professor Lupércio e Pereira Neto, a reunião contou com as presenças do vice-prefeito Márcio Botelho, Delegada Polyanna Neri, Delegada Lídia Bara, do Comandante da Guarda Municipal Odin Neves, Tenente Coronel Sérgio Cabral (1º BPM), Major Gioavani Nascimento e o secretário de Meio Ambiente Urbano e Natural, André Botelho.