Publicado em 21/08/17 às 17:22 | Atualizado em 22/08/17 às 12:57

Por cultura de paz, Olinda + Presente realiza ações ao longo do mês

Prefeitura do município e Governo do Estado vão promover atividades da próxima quarta (23) até 23 de setembro

Por pedropaulo

Por Juliana Nascimento e Pedro Paulo Catonho

Fotos: Maíra Correia/ Prefeitura de Olinda

Com o propósito de atacar elementos que estimulam a insegurança, a Prefeitura de Olinda, em parceria com o Governo de Pernambuco, está lançando o programa “Olinda + Presente”. A ideia é formar um grupo de trabalho com o engajamento de diversas secretarias para atuar na prevenção à violência, criando alternativas para melhorar as políticas públicas destinadas ao público formado por crianças e adolescentes. A partir desta quarta-feira (23.08), até 23 de setembro, mais de 70 ações – por uma cultura de paz-, serão promovidas dentro do núcleo em que os jovens mais trocam experiências e formação pessoal e profissional: a escola.

A iniciativa vai envolver 19 instituições de ensino das redes estadual e municipal. Palestras, oficinas, filmes, atividades culturais e de cidadania fazem parte da lista de ações. Os alunos de escolas de Peixinhos e Rio Doce vão receber técnicos de diferentes áreas, como: saúde, assistência social, esportes, educação, cultura, segurança urbana e meio ambiente.

“Fomos foi muito bem recebidos pela Prefeitura de Olinda, o prefeito Lupércio convocou seus secretários e passou para eles a responsabilidade de promover a cultura de paz e prevenção social em Peixinhos e Rio Doce. Toda terça-feira a gente se encontra e tem sido uma troca muito frutífera”, destacou a superintendente de apoio técnico do Programa Governo Presente, Grace Novaes.

Na quarta-feira, os serviços ficarão concentrados na Escola Municipal Sara Kubitscheck, em Peixinhos. Estão previstas palestras sobre álcool e outras drogas, além de orientação acerca de educação em saúde. Já no dia 30 de agosto a Escola Pró-Menor vai receber palestras sobre bullying, mulher, LGBT e idosos. “Todas com o objetivo de reduzir a violência, promover a cultura e paz, além de trazer oportunidades aos jovens”, acrescenta Novaes.

Olinda + Presente também estará nas escolas estaduais, entre elas: Polivalente Compositor Antônio Maria, em Rio Doce, com palestras educativas sobre enfrentamento às drogas, no dia 29 de agosto. No dia primeiro de setembro a Escola João Matos Guimarães, em Rio Doce, oferecerá oficina de percussão aos alunos.

AÇÃO DE IMPACTO

Nos dia 22 de setembro, a Vila Olímpica, em Rio Doce, vai disponibilizar atividades de cidadania como corte de cabelo e emissão de documentos. No dia 29 será a vez do projeto aportar no CAIC de Peixinhos. Nestes dois dias, as ações serão abertas ao público.