Geral

Publicado em 16/01/17 às 16:15 | Atualizado em 16/01/17 às 16:15

Prefeito de Olinda e ministro da Defesa conhecem modernização do alistamento militar

Por marcosoliveira

 

Sem filas, horas de espera pegando frio e calor. Os 45 mil jovens pernambucanos com idade para o alistamento militar podem fazer o processo a partir deste ano com mais comodidade pela internet. A novidade, disponível desde o começo de janeiro, foi verificada pelo prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), e pelo Ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS), durante visita à Junta de Alistamento Militar, no bairro do Carmo, em Olinda, na manhã desta segunda-feira (16). Quem ainda não fez é bom não deixar para a última hora, o processo segue até o dia 30 deste mês.

Todos os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 devem obrigatoriamente realizar o cadastro. Dos 1,8 milhão de cidadãos que fazem o alistamento, cerca de 100 mil são recrutados pelas Forças Armadas. As mulheres também podem se alistar, mas não são obrigadas.
O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, relembrou como foi difícil na sua época de alistamento. “Quando fui me alistar precisei chegar de madrugada e já tinha fila. É um grande avanço para os jovens. Colocar tecnologia nesse processo é fundamental neste mundo conectado em que vivemos”, destacou o gestor.
O alistamento via internet está disponível em cerca de 20 estados brasileiros. A rapidez no atendimento foi elencada pelo ministro Raul Jungmann. “Agilizar um processo e tornar mais cômodo para os jovens que agora de casa podem fazer tudo. Antes era preciso vir até cinco vezes para fazer todo processo”, afirmou.
Assim que preencher todas as informações no site (http://www.alistamento.eb.mil.br), um número de protocolo será emitido para que o jovem tenha acesso ao andamento da seleção. Ele vai saber se vai ser recrutado para atuar no Serviço Militar das Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se estará dispensado recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). A previsão é que até junho ele saiba se ficará ou não.

print