Destaque

Publicado em 14/03/17 às 12:39 | Atualizado em 14/03/17 às 16:57

Procon de Olinda promove ação para comemorar Dia Mundial do Consumidor

Voluntários vão entregar material informativo em frente ao órgão, nesta quarta-feira (15.03)

Por Juliana Nascimento

Foto: Alice Mafra/ Prefeitura de Olinda.

 

Nesta quarta-feira (15.03) é comemorado o dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Para marcar a data o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon de Olinda) vai realizar uma ação educativa para o cidadão. Serão distribuídos, das 8 as 11h, panfletos com informações para o consumidor, em frente ao órgão, que fica localizado no Expresso Cidadão, na Avenida Presidente Kennedy, 1001, em Peixinhos.

Voluntários do Procon vão entregar o material para quem estiver passando pelo local. O panfleto contém informações e dicas para o consumidor, como cuidados com propagandas e publicidades e orientações para população não ser lesada na aquisição de um produto ou contratação de um serviço.

“Estamos preocupados em reforçar o direito do consumidor e a relação entre fornecedor e o público. Vamos promover essa ação para garantir os direitos do cidadão”, destacou a diretora do Procon de Olinda, Nildete  Bandeira.

Em caso de dúvidas, denúncias e informações, as pessoas podem recorrer ao Procon Municipal pelo telefone 3439-4780 ou comparecer presencialmente na Avenida Presidente Kennedy, 1001, em Peixinhos.

Data Comemorativa

O dia mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído pela primeira vez no ano de 1983. A data foi escolhida depois do famoso discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy. No discurso, Kennedy salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. Já no Brasil, os direitos do cidadão entraram em vigor por meio da Lei 8.078 de 11 de setembro de 1990, que começou a valer em março de 1991.

Com o Código do Direito do Consumidor foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que está presente em todos os municípios e estados brasileiros. O principal objetivo do Procon é servir como mediador entre os consumidores e fornecedores de produtos e serviços, fiscalizar os órgãos e notificar as empresas, caso identifique alguma irregularidade.

SERVIÇO:

O que: Procon de Olinda promove ação para comemorar dia mundial do Consumidor

Quando: quarta-feira (15.03), das 8 as 11h

Onde: Em frente ao órgão, que fica localizado no Expresso Cidadão, na Avenida Presidente Kennedy, 1001, em Peixinhos, Olinda.

 

 

 

 

Tags desta notícia: , , , , ,