Publicado em 29/08/17 às 16:11 | Atualizado em 29/08/17 às 16:33

Renovado, posto de saúde da Ilha do Maruim é reaberto pelo prefeito Professor Lupércio

Atual gestão encontrou unidade interditada e com problemas estruturais

Por alexandrecavalcanti

Foto: Sandro Barros/ Prefeitura de Olinda

Por: Pedro Morais

Mais de três mil usuários cadastrados no Programa Saúde da Família, na Ilha do Maruim, receberam nesta terça-feira (29.08) a unidade de saúde da comunidade totalmente renovada. O imóvel foi encontrado pela atual gestão interditado e com acentuados problemas estruturais, inclusive no teto. Durante o tempo em que o local ficou fechado, as pessoas eram atendidas de forma improvisada na Academia de Saúde do local. Este é o terceiro posto de saúde requalificado em apenas oito meses de administração do prefeito de Olinda, Professor Lupércio. O prédio fica na 1ª Travessa Santa Tereza, 214, na Ilha do Maruim.

Além de executar a recuperação do teto, a prefeitura ampliou salas, renovou as partes elétrica e hidráulica e realizou a pintura. No lugar, o público conta com médico, enfermeira, técnico de enfermagem, Agentes Comunitários e outros profissionais da área. A unidade disponibiliza citologia, hiperdia, pré-natal, puericultura, atendimento de saúde da mulher, vacinação e curativo.

Uma equipe de profissionais do Núcleo de Apoio Saúde da Família – NASF – com psicólogo, assistente social e nutricionista, também atende à comunidade. O complexo operacional ganhou um aparato de informática com a implantação de prontuário eletrônico, sendo a pioneira na rede neste quesito, sobretudo na marcação de consultas, exames e liberação de medicamentos, através do sistema Horus.

A médica generalista Sandra Carvalho, elogiou a iniciativa da gestão. “Nunca se fez tanto em tão pouco espaço de tempo. Posso citar a unidade de saúde do Varadouro e essa aqui da Ilha do Maruim, pois trabalhei nos dois postos e sei das dificuldades que estávamos passando pelo entrave do término das duas obras. Chegaram o professor Lupércio e o secretário de Saúde, Eud Johnson, e, num tempo recorde conseguiram colocar em funcionamento as duas unidades”, enalteceu.

Gerente da unidade, a enfermeira Janaína Sobral, destaca a importância do retorno do atendimento na sede. “É muito importante atendermos dentro da comunidade, pois o usuário fica mais próximo do serviço e não precisa se deslocar para lugares distantes de sua residência”, enfatizou.    Professor Lupércio destacou a importância do trabalho dos profissionais. “Faço questão de citar um a um, pois precisamos valorizar a dedicação que cada trabalhador da unidade desenvolve, desde o porteiro até o médico”, pontuou.

O secretário de Saúde, Eud Johnson, elogiou a equipe de funcionários. “Agradeço o empenho de todos para uma saúde com mais qualidade na nossa cidade. Assumi esse desafio diante do Professor Lupércio e vamos avançar mais ainda para melhorar a qualidade de vida dos olindenses”, assegurou.