Destaque

Publicado em 13/11/17 às 14:18 | Atualizado em 13/11/17 às 14:26

Talento de artistas olindenses dão um toque especial ao CowParade 2017

Conheça o perfil dos artistas olindenses e onde estão as vacas idealizadas e pintadas por eles:

Por Juliana Nascimento

Foto: Sandro Barros/ Secom

Seis artistas olindenses compõem a lista dos 53 escolhidos que participam do projeto CowParade, que acontece pela primeira vez no Recife e em Olinda. Eles estão realizando exposição das famosas vaquinhas em algumas vias públicas da Região Metropolitana.

A CowParade acontece desde 1999 e já passou por 84 cidades, onde mais de 10.000 artistas, entre pintores, escultores, artesãos, arquitetos e designers já participaram. Eles foram selecionados após inscrição e seleção das obras para ornamentar e pintar esculturas em formato de vaca. Após a exposição, as obras ficarão disponíveis a partir do dia 26 de novembro, no Shopping Recife para leilão. O dinheiro arrecadado será revertido para Instituições beneficentes.

Conheça o perfil dos artistas olindenses e onde estão as vacas idealizadas e pintadas por eles:

Obra de Jorge Di Farias

Jorge Di Farias

Pintor, desenhista, gravurista, escultor. Natural do Recife – PE. Estudou desenho no Grupo Aluízio Magalhães (GAM) de arte e oficio, no Recife, e pintura na Meyer le Bien, em Paris. Atualmente mantém seu atelier no Sitio Histórico de Olinda. Em seus 30 anos de arte, pesquisas, estudos e experiências Farias criou mais de cinco mil obras sendo 4.670 registradas e espalhadas em 43 países. Suas obras expressam e traduzem o folclore, a crença, a força, a alegria e o cotidiano do povo nordestino. Entre salões e exposições individuais ou coletivas, são mais de 150 mostras e 30 prêmios entre eles a Master Gold Medal pelo primeiro lugar no Salão Internacional de Arte, em Londres, Inglaterra; o prêmio Sfogato art Festival, em Cracóvia, na Polônia; a medalha de honra ao mérito Exército Brasileiro Campina do Taborda e a medalha Pernambucana de honra ao mérito Bombeiro Militar. Essa por Ato do governador do Estado. Di Farias é sócio fundador do Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais de Pernambuco, com registro de artista internacional no New art circle, em Miami. Além de Brasil e Estados Unidos, expôs em Portugal, Espanha, França, Suiça, Itália, Alemanha, RepúblicaTcheca, Polônia, Holanda, Bélgica e Inglaterra.  Se a arte é a junção entre ação, expressão e sabedoria… Se não assim, o que é a arte?  “Não tente passar sem ler um livro, sem ouvir uma música, sem contemplar um quadro” (Di Farias).

Localização da Vaca: Em frente à Prefeitura do Recife

Antônio Paes

Obra: Antônio Paes

Atua nas áreas de arte e design, participou de exposições coletivas como Arte em Toda Parte 2003 e 2010, XV Exposição de Arte do IMIP, fazendo sua individual em 2015. Desenvolveu o projeto gráfico para a Grife do Carnaval do Recife entre os anos de 2010 e 2012 junto a Bete Paes. Designer gráfico responsável pelo Espaço Interferência Janete Costa deste de 2010.

“Carnaval de Olinda é uma obra que traduz em forma de imagem o universo carnavalesco vivenciado durante esta manifestação popular. Fantasias, músicos, máscaras, passistas, blocos e grafismos representam esta pulsante mistura rítmica”.

Localização da Vaca: Praça do Arsenal, centro do Recife.

Silvana Nascimento

Obra: Silvana Nascimento

Nascida em Salvador, 42 anos, mora, há 20 anos, em Olinda, cursou licenciatura em Artes Plásticas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), criadora e produtora do Xinxim da Baiana e Xinxim das Artes, onde expõe suas obras, lançou o livro de desenhos “Seres” pela Editora Livrinho e participou de algumas exposições locais!

Descritivo da obra:

A vaca de Marinheiro vem ao Cow parade convidar a todos a mergulhar no mar e sentir a sua alegria, cores, vibração e beleza!

Fugindo das características arquetípicas do marinheiro, âncora, cor azul e branca, barquinhos e peixinhos. “Eu fui nas profundezas dos sentimentos e trouxe cores de verão de uma cidade quente e litorânea, onde tem o frevo como Expressão corporal”!

“O marinheiro vem sugerindo a volta ao mundo, o viajante, que vai e o que vem, troca de culturas e experiências! O que pra mim representa e significa esse grande evento CowParade”.

Localização da vaca: Em frente à Extrafarma da Avenida Carlos de Lima Cavalcante, em Olinda.

Sandra Valeria Carpina

Obra: Sandra Carpina

Morou 23 anos na Europa onde estudou, casou, trabalhou. Área de trabalho: decorações de festas e eventos. Organiza casamentos e bodas, festas de aniversários na Europa, em Atenas – Grécia. Ela está abrindo no Brasil, empresa de decorações.

“Ao tomar conhecimento através do meu filho que a Cowparade havia chegado aqui, no Recife, resolvi participar. E para minha surpresa o meu projeto foi escolhido. E aqui estou grata por mais essa oportunidade de mostrar meu trabalho e fazer parte de um evento como esse conhecido mundialmente. Também agradecida por ver as pessoas interagindo com nossas vaquinhas”.

Localização da vaca: Em frente à Casa da Cultura, proximidades da Estação do Metrô.

Carlos André Pereira da Silva

Obra: Carlos André

Conhecido como C. A Graff, Carlos é pintor, desenhista e grafiteiro, natural do Recife. Nascido em Olinda, formado em marketing na Faculdade IBGM, cursou pintura e desenho no Senac- Recife. Ministrou aulas de desenhos e oficinas de Grafite pelo Agreste e Sertão de Pernambuco e outros estados do Brasil, e atualmente ministra aula de desenho e grafite em projetos sociais da cidade de Olinda.

Desde a infância já desenhava tendo grande incentivo dos pais, sendo sempre regada essa semente da arte. Com lápis de colorir e folhas de papel começou e depois descobriu novas cores para a vida profissional. Ele encontrou no grafite uma das principais expressões do Hip Hop.

Carlos André abandonou o preto e branco e foi descobrindo a mágica das cores. “Procuro na minha arte expressar o nosso cotidiano, culturas, nossas cidades, histórias e momentos atuais. Hoje estou difundindo a minha arte para o mundo, mostrando meu trabalho, meu estilo e plantando novas sementes em  futuros artistas”.

Localização da vaca: Avenida Domingos Ferreiras, Boa viagem, em frente a Farmácia Extrafarma.

Zed’ Melo

Obra: Zed Melo

Pernambucano e pesquisador e experimentador em artes plásticas. Artista Plástico, curador, produtor cultural e oficineiro. Participante da CowParade 2017 e de várias exposições no Sudeste brasileiro e Pernambuco. Com obras que ultrapassaram as fronteiras brasileiras. Trabalhou na Europa e América Latina.

Localização da vaca: Parque do Caíara, no Cordeiro.

Tags desta notícia: , , , ,