Carnaval de Olinda

Publicado em 16/02/17 às 14:25 | Atualizado em 16/02/17 às 14:29

Folia Sem Idade cai no passo do frevo com muita animação

O bloco que desfila pelo 11º ano contou com a participação de dez grupos e associações da melhor idade de Olinda

Por Aline Soares

Os foliões do Bloco Folia sem Idade no maior agito ainda na concentração. Foto: Thiago Bunzen/Pref. de Olinda

O Carnaval é a festa mais irreverente e democrática do Estado e para comprovar isso cerca de 300 idosos da cidade de Olinda desfilaram pela cidade no Bloco Folia sem Idade. Em sua 11ª edição, a concentração da agremiação começou na Praça 12 de Março e, ao som de muito frevo, o grupo seguiu até a casa de recepções Sena Hall, na Rua São Miguel, em Bairro Novo, para comer feijoada e eleger o rei a e rainha do Carnaval 2017.

A festividade foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Olinda, que reúne dez grupos e associações de diversos bairros do município, entre eles, Ouro Preto, Rio Doce e Jardim Atlântico. O evento contou com apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social Cidadania e Direitos Humanos e de Saúde. Esta última realizou a distribuição de preservativos e disponibilizou técnicos de enfermagem para aferição de pressão e  teste glicêmico.

Lia dos Idosos carrega o estandarte do bloco. Foto: Thiago Bunzen/Pref. de Olinda

Maria José Carvalho, ou simplesmente Lia dos Idosos, é a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Olinda, e afirma que eles querem resgatar os valores dos carnavais passados, com as marchinhas e fantasias clássicas e, além disso, “mostrar que os idosos de Olinda existem e já sobem e descem ladeira todo dia, inclusive no Carnaval, não tem porque ficar numa cadeira de balanço. Queremos é brincar na rua”.

Adail Lima, a nova Presidente do Bloco Folia sem Idade, explicou que no desfile desse ano o Projeto Integração e Arte, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos junto ao Abrigo Nossa Senhora de Lourdes, também montou um estandarte e participou pela primeira vez do encontro.

Elizabeth Beltrão, 71, foi eleita a Rainha do Carnaval 2017, ela faz parte do Projeto Integração e Arte e conquistou o título com a fantasia de Sandra Rosa Madalena. “Eu me sinto viva e ativa, eu customizo, eu mesma faço minha fantasia e ajudo também minhas amigas. Estar engajada ajuda na minha saúde e no meu bem-estar”, disse durante a votação. O rei pelo segundo ano consecutivo foi Severino Balbino dos Santos, 75, do Grupo Viver Bem de Ouro Preto.

Elizabeth Beltrão, eleita pelo bloco Rainha da Pessoa Idosa do Carnaval 2017. Foto: Thiago Bunzen/Pref. de Olinda

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Olinda

O COMDIO possui 15 cadeiras, sendo composto por cinco representantes do poder público das secretarias de Obras, Educação, Saúde, Assuntos Jurídicos e Desenvolvimento Social Cidadania e Direitos Humanos; cinco grupos com assento fixo (Associação dos Idosos de Rio Doce, Grupo Nossa Senhora das Dores, Grupo Anos Dourados do 7º RO, Abrigo Nossa Senhora de Lourdes e Associação dos Idosos de São Joaquim de Ouro Preto Jatobá) e outros cinco grupos suplentes (Grupo Movimento e Vida de Jardim Atlântico, Grupo Amigos da Cidade Tabajara, Grupo Nossa Senhora do Rosário, Centro Social Misael Montenegro e Abrigo Imaculada Conceição).

Tags desta notícia: , , , ,