Cidadania

Publicado em 14/06/17 às 12:44 | Atualizado em 14/06/17 às 13:06

Comunidade Quilombola de Olinda aproveita dia de Balcão de Serviços com atendimentos gratuitos

Foram disponibilizados serviços como cadastramento no Programa Bolsa Família e Cadastro Único, emissão de carteira de Livre Acesso e de Idoso, além de certidões de nascimento, casamento e óbito

Por mariliabanholzer

 

População teve acesso a serviços gratuitos de retirada de documentos. Fotos: Thiago Bunzen/Prefeitura de Olinda

Serviços gratuitos que promovem o fortalecimento da cidadania da população foram oferecidos gratuitamente aos moradores da Comunidade Quilombola Xambá, no bairro de São Benedito, em Olinda. A ação foi realizada nesta quarta-feira (14.06) na Organização Religiosa Africana Santa Bárbara – Nação Xambá, na Rua Severina Paraíso, nº 65, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos da cidade, através do Cadastro Único e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Foram disponibilizados serviços como cadastramento no Programa Bolsa Família e Cadastro Único (CadÚnico), a emissão de carteira de Livre Acesso e de Idoso (interestadual), além de certidões de nascimento, casamento e óbito. Ainda foi possível solicitar a inclusão na tarifa Social da Celpe e receber orientações sobre o “Kit Digital”, relacionado à mudança da TV analógica para a transmissão digital.

A dona de casa Ana Silva, 43 anos, foi uma das beneficiadas pela ação. Ela chegou bem cedo e aproveitou para solicitar um novo registro de nascimento do seu filho. “Eu achei ótimo esse serviço aqui da Prefeitura de Olinda porque eu estava sem condições de renovar o registro do meu filho e agora com essa ação eu consegui bem fácil. Muito bom mesmo”, elogiou ela.

Outra pessoa que também aproveitou ação desta quarta foi a dona de casa Udinéia Maria Ribeiro, que conseguiu solicitar seu cartão de Livre Acesso. “Um vizinho me contou que estava tendo essa ação e eu corri para garantir meu cartão que já faz anos que tento tirar. Agora vou poder pegar ônibus sem pagar para poder marcar meus médicos, pois sofro com Mal de Parkinson e preciso ser acompanhada por um especialista”, explicou.

De acordo com a coordenadora do CadÚnicio e Bolsa Família em Olinda, Marta Gonçalo, essa ação aproxima a população dos serviços que ela tem direito mas muitas vezes desconhece. “Essa também é uma oportunidade de criar esse elo entre a gestão municipal e a sociedade que busca apoio do poder público para ter acesso a serviços importantes para a cidadania”, ressaltou Marta Gonçalo.

Tags desta notícia: , , , , , ,