Cidadania

Publicado em 12/01/16 às 16:53 | Atualizado em 27/01/16 às 12:35

Novos conselheiros tutelares eleitos tomam posse em Olinda

O mandato dos 10 novos conselheiros vai até 2020. Os Conselhos Tutelares aplicam medidas de proteção à criança e ao adolescente, sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais ou responsáveis

Por Tiago Peixoto

Conselho tutelar foi escolhido em eleição realizada no último dia 04 de outubro. Foto: Tiago Peixoto/Pref.Olinda

Conselho tutelar foi escolhido em eleição realizada no último dia 04 de outubro. Foto: Tiago Peixoto/Pref.Olinda

Com a o objetivo de consolidar os direitos da criança e do adolescente olindense, na manhã desta terça-feira (12), aconteceu a posse de 10 conselheiros para o Conselho Tutelar de Olinda. O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, assinou o termo de nomeação durante cerimônia realizada no Palácio dos Governadores, sede do Governo Municipal.

“Queria em nome da população de Olinda agradecer pelo trabalho prestado ao antigo conselho tutelar, em reconhecimento das atividades deles na defesa dos direitos da criança e do adolescente da cidade. Quero também dar boas vindas aos conselheiros novos. Esse trabalho não é simples, não é fácil, mas é precioso, pois cuida de nosso patrimônio mais valioso. Nossa intenção é criar ainda mais Conselhos Tutelares, para garantir cada vez mais a cidadania das crianças e adolescentes em situação de risco da nossa cidade”, falou o prefeito.

Também estiveram na cerimônia: a deputada federal Luciana Santos (PCdoB); os vereadores Algério Nossa Voz (PSB), Marcelo Santa Cruz (PT) e Riquinho Água e Gás (PDT); membros do Governo do Estado, da Associação Estadual dos Conselheiros, da gestão municipal, além de representantes da sociedade civil.

Os dez conselheiros foram eleitos no dia quatro de outubro, em nove locais de votação. O processo eleitoral foi um sucesso e contou com mais de 16 mil votantes, um número bastante expressivo tendo em vista que o voto foi facultativo. As eleições foram fiscalizadas pela Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Olinda – Infância e Juventude, e contou com o apoio de diversas secretarias municipais, da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

“O maior patrimônio dessa cidade não é o Sítio Histórico, são nossas crianças e nossos adolescentes. É por eles que estamos aqui, é por eles que nós lutamos. E não é para o futuro, é para o presente. Quem não pode cuidar desse patrimônio, não pode cuidar de nada e vamos batalhar ainda mais pela garantia dos direitos deles no município”, declarou Humberto de Jesus, secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda.

Conselhos Tutelares – Os Conselhos têm competência para aplicar medidas de proteção à criança e ao adolescente sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais ou responsáveis. Trabalham, por exemplo, para retirar meninos e meninas de situações de negligência, exploração sexual e violência física e psicológica. Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infanto-juvenil, tendo um papel estratégico na proteção jurídico-social dos direitos da criança e do adolescente.

“Olinda deu mais um passo importante na garantia de direitos das crianças e adolescentes do município. O Conselho Tutelar tem a função principal de zelar pelos direitos da criança e do adolescente da nossa cidade”, explicou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Olinda (COMDACO), Leandro Tavares.

Eleito para o cargo, Beto das Olindas falou da importância do conselho. ““O conselho tutelar faz o elo entre a sociedade e o poder público. E Olinda tem um grande papel na rede de assistência e na necessidade de cada vez mais dialogarmos com o município para que essa política para a juventude em geral consiga chegar ao público que precisa. A gente segue trilhando um caminho, dando continuidade e ampliando as políticas acertadas em nosso município”, afirmou.

Os outros conselheiros escolhidos para exercerem o mandato de 2016 até 2020 foram: Luiz Carlos, Kiko, Claudia Roberta, Irmã Neném, Anderson Araújo, Charles, Hilda do Armazém, Deo Galego, Polly Espadinha.

Outras informações

Quem tiver alguma denúncia sobre desrespeito aos direitos das crianças e adolescentes da cidade, ou quiser mais informações, pode procurar os Conselhos Tutelares de Olinda, pessoalmente ou pelos telefones:

Conselho da 1ª Região
Endereço: Av. Presidente Kennedy, 3533, São Benedito
Telefone:(81) 3449.6075 – atendimento das 8h às 12h, e de 14h às 18h

Conselho da 2ª Região
Endereço: Rua José Augusto de Souza Braga, 752, Bairro Novo
Telefone: (81) 3494.2120 – Plantão 24h

Tags desta notícia: , , , , ,