Cidadania

Publicado em 27/01/17 às 15:32 | Atualizado em 27/01/17 às 15:32

Olindenses com oportunidade de capacitação profissional na gestão de Lupércio

Os novos profissionais foram qualificados pela iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)

Por wilsonmaranhao

 

 

; Laura Souza, 37, moradora do bairro de Jardim Brasil II, se capacitou em Organização de Eventos pelo Proinpoo. Foto: Thiago Bunzen|Secom Olinda

“Estou desempregada há meses e, agora, renovei minhas expectativas de conseguir um trabalho no ramo em que eu sempre sonhei”, comentou Laura Souza, 37 anos. Ela que é moradora do bairro de Jardim Brasil II, almeja trabalhar como cerimonialista e organizadora de eventos. Sem condições financeiras de investir na carreira, a desempregada viu o sonho ficar um pouco mais distante. Porém, ao ser indicada do curso profissionalizante gratuito do Projeto de Inclusão Produtiva do município (Proinproo), ela se matriculou e, após passar pela carga de 180 horas-aula, Laura recebeu certificado e finalmente está qualificada para atuar na área desejada e disputar o mesmo nível por um posto de trabalho. E o que é melhor: tudo isso sem precisar sair de seu bairro. Os novos profissionais foram qualificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O investimento para a execução das capacitações foi de R$ 243 mil provenientes de um convênio com o Governo Federal.

 

Não só ela, mas outros 13 alunos da turma de Organização de Eventos da Proinpro também concluíram o curso e receberam nesta sexta-feira (27.01), o certificado de qualificação profissional durante o evento “PRÓ-VIDA”, que ocorreu na Igreja Batista de Jardim Brasil II, na Rua Teresina, 192.  A ação serviu como teste final para os alunos do curso, que organizaram o evento no sentido de prover ações sociais para os moradores da comunidade com a prestação de 13 serviços totalmente gratuitos. E a missão de dá as boas-vindas aos novos profissionais, foi do secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, Wolney Queiroz, que destacou o esforço da equipe da pasta em fechar novas parcerias no sentido de transformar o município em importante polo de qualificação profissional do Estado. “É o início desse novo ciclo de trabalho. A orientação dada pelo prefeito Professor Lupércio a nós é de cada vez mais a população olindense seja qualificada para o mercado. E iremos fazer isso”, afirmou o gestor.

 

Até o momento, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, matriculou mais de 400 moradores de diferentes bairros, em cursos no segmento de gestão, beleza, gastronomia e saúde. As aulas ocorrem em espaços como escolas da rede municipal e estadual, além de igrejas. Além do curso de Organização de Eventos, o Proinpoo também promove outros 19 cursos profissionalizantes. “O perfil dos matriculados é de pessoas que estão desempregadas ou aquelas que não tem condições de investir na qualificação profissional. Estamos com boas parcerias e a tendência é que Olinda se transforme em um grande polo formador de trabalhadores qualificados”, pontuou a coordenadora pedagógica do Proinpoo, Andreia Alcântara.

 

PRÓ-VIDA – O evento que ocorreu nesta sexta-feira (27), organizado pelos alunos do curso de Organização de Eventos da Proinpoo, promoveu ações sociais para a comunidade do bairro de Jardim Brasil II, na Igreja Batista, na Rua Teresina, 192. Os serviços oferecidos foram: SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) – Orientação sobre primeiros socorros; aplicação de flúor; consulta de SPC e Serasa; aferição de pressão, glicemia e mamografia; carteira de Livre Acesso; massoterapia; ginástica elaboral para idosos; atendimento do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social; design de sobrecelhas; atividades sócio recreativa para as crianças; oficinas: reciclagem, argila e teatro; e o caminhão “Amigo do Peito” com a prestação de exames de mamografia.

print

Tags desta notícia: , ,