Publicado em 08/01/16 às 8:40 | Atualizado em 08/03/16 às 7:46

Programa Olinda em Ação já levou cidadania e serviços públicos para 70 mil olindenses

Em 2015, o programa alcançou mais 35 mil olindenses, oferecendo serviços públicos gratuitos como exames de saúde, retirada de documentos, torneios esportivos e atividades culturais

Por Rodrigo Barradas

Balanço do Olinda em Ação 2015

Realizado desde outubro de 2013, o Programa Olinda em Ação oferece uma série de serviços públicos gratuitos nas comunidades visitadas, além de atividades culturais e esportivas. Também ocorrem palestras em escolas da região de cada edição do programa, com assuntos de diversas áreas, tal como Meio Ambiente, Educação no Trânsito e violência contra a mulher. A iniciativa integra todas as secretarias municipais, em parceria com o Governo do Estado e outras instituições públicas e privadas.

Em 2015, foram realizadas 9 edições do programa, nos bairros de Sapucaia, Jardim Fragoso, Varadouro, Ilha de Santana, Alto da Bondade, Peixinhos, Tabajara, Caixa d’Água e Amaro Branco. Para avaliar o trabalho realizado, foi apresentado um relatório sobre as atividades do ano no dia 17 de dezembro, em solenidade realizada no Palácio dos Governadores, atual sede da Prefeitura de Olinda.

Durante o ano, foram realizadas 277 palestras em 72 escolas, com a participação de 14.798 estudantes e moradores. Também foram realizadas 63 oficinas de inclusão,  com temas como xadrez, meio ambiente, trânsito e defesa civil, com 2.211 participantes. Em serviços como saúde e documentação, realizamos 16.036 atendimentos, totalizando um alcance de 35.286 olindenses em 2015.

Os dados comprovam o sucesso do Programa, que alcançou desde 2013, entre crianças, jovens, adultos e idosos, 70 mil pessoas atendidas, o que dá em torno de 18% de toda a população do município.

No Olinda em Ação, dentre os diversos serviços disponibilizados, os moradores podem fazer exames preventivos de mamografia HIV, Sífilis, Diabetes, avaliação nutricional e atendimentos em oftalmologia e odontologia. No mesmo dia, a pessoa pode se inscrever em programas como Bolsa Família, se cadastrar no Programa Troca Econômica da Celpe e no Sistema Único de Saúde (SUS), e ainda tirar documentos como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho.

“Os números do programa são realmente impressionantes. Praticamente todos os serviços já são oferecidos pelo poder público, mas sabemos como as coisas são no dia a dia: você precisa fazer um exame, mas não tem tempo, perde um documento e durante a semana não consegue ir tirar a segunda via. Então o que o programa faz é mobilizar setores da iniciativa privada, Governo do Estado, e toda a estrutura que o município tem, oferecendo todos esses serviços e informações de uma só vez”, disse o prefeito Renildo Calheiros.

Durante o ano de 2015, o Programa Olinda em Ação contou com a participação de várias instituições públicas e privadas, dentre elas a Celpe, Correios, Compesa, CDL Olinda, SEBRAE, CIEE, Instituto Embelleze, FUNESO, IFPE e Projeta Cursos Profissionalizantes, além do Governo do Estado.

Tags desta notícia: , , , , , ,