Cidadania

Publicado em 14/03/17 às 12:36 | Atualizado em 14/03/17 às 12:36

Programação do Mês da Mulher continua com ações em Olinda

Calendário conta com palestras, roda de diálogo e serviços para toda a comunidade até o dia 31

Por Ismaela Silva

Fotos: Daniel Ferreira/ Prefeitura de Olinda

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, através da Executiva da Mulher e Direitos Humanos, Coordenadoria da Mulher e o Centro de Referência da Mulher Márcia Dangremon estão realizando até o fim do mês de março uma série de atividades como parte do calendário especial de ações pelo Dia Internacional da Mulher.

A programação, que começou no dia 8 de março com distribuição de rosas brancas e panfletos educativos na Rua do Sol, segue até o dia 31 e conta com palestras em escolas e unidades de saúde, roda de diálogo e um evento de culminância com oferta de serviços e atrações culturais no último dia do mês, na Vila Olímpica de Rio Doce.

Na tarde dessa segunda-feira (13) a secretaria, por meio do Centro de Referência da Mulher Márcia Dangremon, realizou uma palestra sobre violência contra a mulher para estudantes do Colégio Expositivo, que fica na I Etapa de Rio Doce. A coordenadora do Centro, Suely Araújo, e a coordenadora da Mulher da Secretaria, Dayse Constantino, explicaram aos estudantes o porquê da comemoração, quais são as diferentes formas de agressão contra a mulher, como reconhecer cada tipo de violência e de que maneira é possível denunciar.

“Esse tipo de ação está sendo feita pela Secretaria Executiva da Mulher e Direitos Humanos, não somente no mês de março, estamos o ano inteiro atuando”, alerta a coordenadora da Mulher da Secretaria, Dayse Constantino. Ela explica ainda que qualquer pessoa pode entrar em contato com a secretaria pelo telefone 3429-6777, seja para ter mais informações ou mesmo para solicitar uma dessas palestras educativas.

Dezenas de estudantes se reuniram na quadra da escola para participar do momento e depois da palestra ficaram afiados para responder qual a diferença entre a violência física, psicológica e patrimonial, por exemplo, ou que para denunciar é possível ligar para o Disque 180 ou procurar diretamente o centro de referência da mulher, de Olinda. O centro fica na Rua Maria Ramos, 131, em Bairro Novo, e oferece apoio jurídico, social, pedagógico e psicológico à mulher que é vítima de qualquer tipo de violência doméstica.

PROGRAMAÇÃO

A programação de atividades da secretaria durante o Mês da Mulher ainda pretende acrescentar outras ações, mas boa parte delas já está definida e pode ser conferida aqui:

15/03 – Palestra na Policlínica da Mulher de Peixinhos às 7h30

16/03 – Palestra no Colégio Joaquim Nabuco

17/03 – Palestra no Colégio Eupídio França

20/03 – Palestra na Escola Estadual Paulo Freire

22/03 – Palestra no Posto de Saúde da Família de Jardim Fragoso

23/03

9h – Palestra na Escola Estadual Paulo Freire

À tarde – Palestra na Escola Dom João Costa

31/03 – Culminância do mês da mulher com serviços e ações culturais na Vila Olímpica de Rio Doce

* O detalhamento de atividades, horários e novos eventos confirmados na programação pode ser conhecido através do telefone da Coordenadoria da Mulher no número 3429-6777/ Ramais 219 ou 240.

Tags desta notícia: , , , ,