Concursos

Seleção Pública Simplificada Nº 01/2016 – Brasil Alfabetizado

ATUALIZAÇÃO: Confira o resultado final na página www.olinda.pe.gov.br/concursos/selecao012016/resultado.


Seleção Pública Simplificada Nº 01/2016 - Brasil Alfabetizado

A Prefeitura de Olinda está selecionando profissionais para trabalhar como alfabetizadores e coordenadores no Programa Brasil Alfabetizado – Brigada Paulo Freire. As inscrições para a Seleção Simplificada Nº 01/2016 acontecem entre os dias 22 e 31 de março, e devem ser realizadas presencialmente, no horário de 14h às 17h, na Secretaria Executiva de Programas e Políticas Educacionais (SEPPE), situada na Rua Sigismundo Gonçalves, nº 515, Carmo, Olinda.

São 55 vagas, sendo 35 para contratação imediata de alfabetizadores, e 20 para cadastro de reserva. Das vagas destinadas ao cadastro reserva, 15 são para a função de alfabetizadores e 5 para coordenadores de turma.

Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário de inscrição e reunir cópias e originais de RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e declarações, de acordo com o que determina o edital.

A seleção acontecerá em uma única etapa composta por avaliação curricular. O processo é de caráter voluntário, mas o Governo Federal oferece bolsas de ajuda de custo, que variam de R$ 400 a R$ 800, aos alfabetizadores e coordenadores, dependendo da quantidade de turmas. Cinco por cento das vagas está reservada para pessoas com deficiência.

O resultado final da seleção está agendado para o dia 08 de abril. Os candidatos aprovados serão convocados por meio do Diário Oficial Eletrônico do município e em mural que será afixado na sede da SEPPE.

Alfabetizador – Requisitos:

1. Ser, preferencialmente, professor da rede pública de ensino;

2. Tenha, no mínimo, certificado de conclusão de nível médio ou normal médio;

3. Tenha e comprove experiência anterior em docência na educação, preferencialmente, na Educação de Jovens e Adultos.

4. Resida, preferencialmente, próximo à escola ou espaço público onde a turma funcionará;

5. Seja capaz de desempenhar todas as atividades descritas para os alfabetizadores no Manual Operacional do PBA Anexo I da RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 08 DE 24 de setembro de 2015.

Coordenador de Turma – Requisitos:

1. Ser, preferencialmente, professor da rede pública de ensino;

2. Ter formação de nível superior em educação, já concluída ou em curso;

3. Ter e comprovar experiência anterior em docência na educação, preferencialmente, em Educação de Jovens e Adultos;

4. Ser capaz de manter controle sobre o trabalho em desenvolvimento nas turmas e de desempenhar todas as atividades descritas para os coordenadores de turmas.

5. Residir, preferencialmente no município, onde as turmas de alfabetização funcionarão.

6. Ser capaz de desempenhar todas as atividades descritas para os coordenadores no Manual Operacional do PBA Anexo I da RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 08 de 24 de setembro de 2015.

BRASIL ALFABETIZADO EM OLINDA – O programa é uma parceria da Prefeitura de Olinda com o Governo Federal, por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI/MEC, e objetiva aliar teoria e prática, formação e ação, educação, trabalho e participação cidadã, para que se obtenha plena inserção do jovem à sociedade. Atende a jovens maiores de 15 anos, adultos e idosos não alfabetizados. Em Olinda, os cursos terão a duração de oito meses, com carga horária de dez horas semanais. O Brasil Alfabetizado é realizado em Olinda desde 2008. Nos últimos cinco anos, atendeu a aproximadamente 4.750 estudantes no município.

Informações: (81) 3439.6294 (das 14h às 17h).

EDITAL – ARQUIVOS

Edital Nº 01/2016 – Seleção Pública Simplificada Nº 01/2016 – Brasil Alfabetizado

Edital N° 02 – Retificação