Controle Urbano

Publicado em 24/04/17 às 12:10 | Atualizado em 24/04/17 às 12:10

Em Olinda, operação Bar Seguro interdita pontos comerciais com funcionamento irregular

O trabalho atende denúncias da população e envolve as áreas de saúde, controle urbano, segurança e trânsito

Por Marcilio Albuquerque

Foto: Weverton Mello/Prefeitura de Olinda

 

Treze estabelecimentos comerciais, em sete bairros de Olinda, foram autuados por funcionamento irregular e desrespeito às normas de segurança. Os números fazem parte da primeira etapa da operação Bar Seguro, ação conjunta que envolve quatro secretarias municipais e foca também na redução da violência, coibindo o consumo de drogas e álcool por menores. Os profissionais ganham as ruas durante as noites e madrugadas, orientando os proprietários e atendendo as denúncias dos moradores.

A qualidade dos alimentos servidos, assim como as técnicas de manipulação e armazenamento são observadas pelos técnicos da Vigilância Sanitária, assegurando a saúde dos consumidores. Já os fiscais do Controle Urbano analisam a documentação dos bares, restaurantes e casas noturnas, incluindo o alvará de funcionamento e o atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros. Os níveis de ruídos, com o volume empregado nos equipamentos de som, são verificados para atender a legislação vigente, reduzindo o incômodo na vizinhança.

Ainda entre as exigências, está a necessidade de saídas de emergência e a instalação de extintores de incêndios, garantindo a evacuação do ambiente em caso de acidentes. A operação Bar Seguro conta com a parceria das polícias Civil e Militar, atuando junto com a Secretaria de Segurança Urbana de Olinda, na varredura e apreensão de armas entre os frequentadores. Os bairros do Alto da Bondade, Caixa D’Água, Peixinhos, Jardim Brasil, Ilha de Santana, Bairro Novo e Casa Caiada foram os primeiros a receber o mutirão. A população aprovou a iniciativa. Os condutores de veículos, utilizados como lanchonetes, devem ficar atentos ao estacionamento irregular, evitando punições pelos agentes de trânsito que integram a operação.

De acordo com o secretário-executivo de Controle Urbano, Romero Ribeiro, os interessados são convocados a comparecer ao órgão, localizado na Estrada do Bonsucesso, ingressando com o pedido de regularização. “Nosso objetivo é de atuar em parceria com os frequentadores e comerciantes, possibilitando o trabalho e renda, mas sem deixar de lado a tranquilidade de quem busca o lazer nas horas de folga, assim como da população em geral”, explicou. Você também pode ajudar o trabalho da Prefeitura de Olinda, contribuindo com a Operação Bar Seguro. As denúncias de irregularidades podem ser realizadas por meio do telefone: (81) 3439.5535

print