Controle Urbano

Publicado em 24/07/17 às 11:26 | Atualizado em 24/07/17 às 11:26

Equipes da Prefeitura de Olinda realizam mutirão de serviços no fim de semana

Entre as ações, a retirada de carcaças abandonadas, a colocação de lonas plásticas nos morros e também o trabalho de ordenamento do comércio

Por Marcilio Albuquerque

Um mutirão de serviços, em Olinda, aproveitou o fim de semana para a execução de melhorias na cidade, em atendimento às demandas da população. A força-tarefa contou com ações de controle urbano, limpeza e ordenamento do comércio, além do trabalho de contenção de riscos em áreas de morro. No Sítio Histórico, equipes visitaram pontos comerciais, inspecionando os níveis de poluição sonora, a utilização de garrafas de vidro e a ocupação irregular das calçadas. Os ambulantes também foram orientados sobre a manipulação de alimentos e as condições satisfatórias de higiene.

Os técnicos percorreram vias de grande movimentação, como as ruas do Amparo, Prudente de Moraes e de São Bento, ingressando em bares e restaurantes. A inspeção também advertiu sobre o cumprimento da legislação municipal, que proíbe a realização de shows no perímetro de preservação rigorosa. A operação é realizada periodicamente, sendo uma cobrança dos próprios moradores da Cidade Alta. Os agentes da Guarda Municipal também integraram o trabalho, ampliando a segurança de quem procurou o local para o turismo e o lazer.

Passando para o bairro de Casa Caiada, as equipes foram até a Rua Alcina Coelho Carvalho e providenciaram a retirada de carcaças de veículos abandonadas. A prefeitura antecipou a limpeza no terreno onde deve ser instalada uma unidade do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A ação também contará, nos próximos dias, com capinação e a retirada do lixo despejado indevidamente no espaço. Foi assim também na Segunda Perimetral, em Aguazinha. A via, que na última semana teve a requalificação concluída, recebeu nova intervenção. Os fiscais da Secretaria de Serviços Públicos removeram as peças de ferro em caminhões e notificaram os proprietários.

A Defesa Civil de Olinda também se manteve em ação durante todo o sábado e domingo. Na Estrada da Mirueira, no Alto do Sol Nascente, entulhos que obstruíam a via foram retirados. Alguns pontos de risco receberam lonas plásticas. Foi assim na Rua Pria, em Passarinho, nas ruas Canindé e Antônio Valença, em Caixa D’água, e na Rua Bernardino de Melo, em Águas Compridas. A medida se estendeu pela Rua Leonel Maciel Monteiro, no bairro de Ouro Preto. Com a incidência de fortes ventos, árvores que apresentavam riscos de queda foram erradicadas na praia de Del Chifre, no Varadouro, na Avenida Getúlio Vargas, em Bairro Novo, e na Estrada do Passarinho, no bairro de mesmo nome.