Cultura

Publicado em 21/07/17 às 14:48 | Atualizado em 21/07/17 às 15:34

Acervo do Museu do Mamulengo de Olinda recebe nova doação

Cerca de 60 obras do mamulengueiro José Petrolino de Surubim vão reforçar o acervo

Por alicemafra

Cada vez mais o Museu do Mamulengo – Espaço Tiridá expande seu acervo. O local recebeu segunda grande doação do mês. Desta vez, chegaram ao espaço 59 peças do mamulengueiro surubinense José Petrolino Dutra, doadas pela arte-educadora, geógrafa e amiga dele, Mariza Paula Barbosa.

Os mamulengos estão bem conservados. O material ficou exposto até 2002, no Museu Histórico de Surubim, porém a falta de incentivo da população e dos órgãos públicos fez com que a casa fechasse as portas. A sensação de Mariza foi um misto entre saudade e alegria, porque agora ela afirma que tem certeza que as obras serão eternizadas e seu amigo, que nunca conseguiu viver do que produzia, será conhecido por visitantes de vários países.

Em menos de um mês, o museu recebeu duas doações consideráveis, coisa que nunca tinha acontecido antes. O acervo do local ainda não contava com peças confeccionadas por José Petrolino.

Quem faz o Tiridá está em êxtase. “Estou vivendo em estado de glória, duas doações enormes em pouco tempo. Isso é resultado de muito trabalho em equipe”, afirmou o diretor do museu, Luciano Borges.

José Petronilo Dutra nasceu em Lagoa Nova (Surubim), em Pernambuco, e seus principais trabalhos são: Benedito, Cabo 70, Professor Tiridá, João Redondo. Seus espetáculos eram cantados e dançados, com uma influência muito forte do pastoril. Ele faleceu em 1995.

Serviço:

Museu do Mamulengo – Espaço Tiridá

Rua de São Bento, 344 – Varadouro, Olinda

De segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

Entrada única: R$ 2,00.