Publicado em 10/03/16 às 15:33 | Atualizado em 10/03/16 às 15:33

Aniversário de 481 anos de Olinda terá festival Abriu pro Coco e a Cocada Apresenta

Evento promoverá cortejos e shows do Alto da Sé ao Amaro Branco, em comemoração aos 481 anos da Cidade Patrimônio da Humanidade

Por Secretaria de Comunicação de Olinda

estudo-portal-Olinda-481-anos---Coco-10-03-16A associação Cultural e Musical A Cocada realiza o “Abriu pro Coco e A Cocada Apresenta”, seu primeiro festival de Coco no bairro do Amaro Branco. O evento acontece no dia 12 de março, dia do aniversário de 481 anos de Olinda.

A concentração será no Alto da Sé às 16h, onde os grupos Maracatu Leão Coroado, Maracatu Várzea do Capibaribe, Batákossô, Senzala Show, Fethxa, Brinquedo da Capoeira, Caboclinho 7 flechas e Afoxé Ylê de Egbá farão um cortejo, seguindo até a Praça Israel Félix, em Amaro Branco.

Às 19 horas, Mestre Afonso e Dito de Oxossi (do Leão Coroado e Ylê de Egbá) realizam uma cerimônia de abertura, saudando todas as manifestações de matrizes tradicionais da nossa cultura. A programação segue no palco, com shows dos Mestres do Coco de Pernambuco e a participação dos Mestres do Coco do Amaro Branco (Dona Glorinha, Mestra Ana Lúcia, Lú do Pneu e Mestre Juarez), seguido pelo grupo A Cocada (os anfitriões da festa) e encerrando a noite o Coco Raízes de Arcoverde.

Amaro Branco – O bairro de Amaro Branco está situado no Sítio Histórico de Olinda. Já foi uma vila de pescadores, e hoje é considerada o berço do coco de roda de Pernambuco, por concentrar o maior quantitativo de coquistas num mesmo espaço territorial. O coco de roda é a expressão cultural mais significativa da localidade, e tem levado a comunidade ao reconhecimento internacional, através dos seus mestres e do grupo A Cocada, que há 16 anos realiza shows no bairro, além do bloco que sai toda as quarta-feiras de cinza carnavalescas, e de projetos sociais.

O festival é uma iniciativa do grupo A Cocada, com coordenação do Centro Cultural Farol da Vila, e acontece com o incentivo cultural do Funcultura, da Secretaria de Cultura de Pernambuco, com apoio da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda.

Tags desta notícia: , , , , , , , ,