Cultura

Publicado em 04/01/16 às 18:34 | Atualizado em 05/01/16 às 11:05

Comemoração do Dia de Reis encerra Ciclo Natalino e abre festejos carnavalescos em Olinda

Apresentação de pastoril e a tradicional Queima da Lapinha acontecem às 19h, em frente à Igreja do Carmo

Por Ana Paula Gomeze

estudo-portal-queima-da-lapinha-04-01-16No Dia de Reis (06/01), olindenses se reúnem para a tradicional Queima da Lapinha, que encerra o Ciclo Natalino e marca chegada das prévias Carnavalescas, na cidade. O evento, que é liderado por cortejo de grupos de pastoril e apresentações culturais, também tem valor religioso para os que participam. A concentração para a procissão será a partir das 16h, na Rua Alto Serapião, 195, Amaro Branco (casa da mestra Ana Lúcia). Já as apresentações e a Queima da Lapinha acontecem às 19h, em frente a igreja do Carmo.

Este ano, o cortejo será feito pelo Pastoril Estrela de Belém, que será acompanhado por grupos de passistas, bonecos gigantes e seresteiros. Ao todo, cerca de 80 pessoas iniciam o trajeto que sairá do Amaro Branco a partir das 18h, seguindo pela Rua do Meio, Praça Dantas Barreto, Rua do Sol até a Praça do Carmo.

Ao final da procissão acontece a apresentação dos pastoris e a Queima da Lapinha, que é a cremação da manjedoura e outros adereços presentes no presépio montado para simbolizar o momento do nascimento de Jesus. O ritual também inclui o uso de defumador com essência de mirra, que, segundo a tradição, tem poder purificador. As pessoas que participam da cerimônia anotam pedidos em papéis, que são depositados para queimar juntamente com a lapinha.

Tags desta notícia: ,