Cultura

Publicado em 28/09/17 às 14:59 | Atualizado em 28/09/17 às 14:59

Espetáculo Querência quer ver o Mar chega a Olinda

Grupo carioca Du’velhomoço Criações realiza apresentação no próximo sábado (30), na Praça do Carmo

Por pedropaulo

Fotos: Alexandre Sanctus/Divulgação

Um espetáculo para adultos e crianças é destaque da agenda cultural de Olinda neste final de semana. No sábado (30.09), o coletivo Du’velhomoço Criações, da cidade do Rio de Janeiro, realiza uma apresentação do espetáculo “Querência quer ver o mar” na Praça do Carmo, Olinda, a partir das 15h30. O valor da entrada é uma contribuição livre ao chapéu.

Querência é uma menina cega, negra e pequena, que vive no bravo sertão. Sua falta de visão é compensada por sua infinita imaginação, pois Querência inventa para si um mundo muito diferente do seu, fantasiando histórias, cores, brincadeiras e amigos brincantes imaginários.

O espetáculo conta a história que serve para crianças e adultos, porque fala de querer bem, querer de ter e realizar um sonho. Da necessidade urgente em garantir à criança e ao adulto o seu direito ao espaço do sonho, do impossível, do infinito, para que nunca deixem de gostar e acreditar nas histórias, causos, fábulas e nas suas querências de afetos.

A história fala também de como ser criança e poder construir um mundo futuro, cultivando a esperança, a diversidade, as diferentes formas das relações humanas do hoje, enxergando um mundo além e possível para todos.

O coletivo Du’velhomoço Criações partiu de uma pesquisa de articulação do fazer cênico voltado para crianças para chegar numa mistura híbrida de teatro-circo-movimento. Onde a manifestação da arte popular, danças do cavalo marinho, o coco de roda, o baião, o xote, as referências do Maracatu, e o teatro de rua, as formas de teatro com bonecos e objetos se misturam à terra, ao som e ao mar. Um convite para uma jornada ao extraordinário universo da sonoridade, corporeidade e arte que pulsa e habita em cada um de nós!

SERVIÇO

Querência quer ver o mar – Circulação Pernambuco

30 de setembro de 2017 – Praça do Carmo – Olinda

01 de outubro – Marco Zero – Recife.

Horário: 15h30

Entrada: Contribuição consciente ao chapéu.