Publicado em 18/08/17 às 11:45 | Atualizado em 18/08/17 às 14:45

Laboratório de Arqueologia Municipal de Olinda passa por requalificação

O espaço vai ser aberto pela primeira vez ao público

Por alicemafra

Fechado há mais de oito anos, o primeiro Laboratório de Arqueologia Municipal do Brasil, instalado no subsolo do Mercado da Ribeira, em Olinda, será aberto ao público, pela primeira vez, até novembro. O espaço abriga todas as pesquisas e artefatos encontrados na extensão do município. O trabalho de requalificação do setor já começou.

A manutenção foi o pontapé inicial para a reabertura do laboratório que antes era apenas uma reserva técnica e não tinha acesso de visitantes. No primeiro momento, membros da Defesa Civil fizeram o serviço de capinação, limpeza, remoção de móveis antigos, readequação das dependências e pintura.

Apesar de a estrutura física ter sido degradada pela ação do tempo, as peças estão todas preservadas. Elas são catalogadas e credenciadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A Secretaria de Patrimônio e Cultura (Sepac) da cidade dedicará o mês de setembro para a readequação de vários espaços culturais da Marin dos Caetés.