Cultura

Publicado em 07/01/16 às 15:48 | Atualizado em 13/01/16 às 13:55

Cerimônia religiosa “As Águas de Oxalá” pede paz e tolerância em 2016

A concentração é a partir das 15h, em frente à Igreja da Sé. Após a lavagem do adro do templo religioso, um cortejo seguirá até o Culto Afro Nossa Senhora do Carmo, localizado em Jardim Brasil

Por Secretaria de Comunicação de Olinda

Águas de Oxalá. Fotos: Jan Ribeiro/Pref.Olinda

Fotos: Jan Ribeiro/Pref.Olinda

Para celebrar um novo ciclo e purificar os caminhos do ano de 2016, neste domingo (10), acontece mais uma edição da tradicional As Águas de Oxalá – Lavagem do Adro da Igreja da Sé. A concentração é a partir das 15h, em frente à igreja, localizada no Alto da Sé.

A cerimônia é realizada pelo Afoxé Ará Odé e recebe o apoio da Prefeitura de Olinda. No ritual, comandado há 33 anos pelo babalorixá Tata Raminho de Oxóssi, um grupo formado por 52 baianas fazem a lavagem do adro da igreja (terreno em frente ao templo) com água, perfume e flores. Também são realizadas orações em homenagem a Oxalá, e alguns pombos são soltos para simbolizar o pedido de paz.

“As Águas de Oxalá é um rito afro-brasileiro que tem o significado de renovar a passagem, e fazer a purificação através da água, que é um elemento primordial para todos os orixás. Estamos trazendo elemento de nossa religiosidade, para poder pedir aos nossos orixás, muita luz, paz, compreensão, afeto e tolerância religiosa e racial entre os homens”, disse um dos organizadores do evento, o artista plástico Sílvio Botelho (também conhecido por ser o criador de centenas de bonecos gigantes do nosso carnaval).

A prática é um exemplo do sincretismo religioso presente na cultura pernambucana, pois reúne ao mesmo tempo elementos da religião afro e do catolicismo.

Após a lavagem, o Afoxé segue em cortejo até o Culto Afro Nossa Senhora do Carmo, localizado em Jardim Brasil. O percurso é o seguinte: Ladeira da Sé, Rua do Bonfim, Ladeira da Misericórdia, Quatro Cantos, Rua do Amparo, Largo do Amparo, Rua do Guadalupe, Rua José Ramalho, Av. Carmela Dutra e Rua Angelina Guimarães Silva.

Tags desta notícia: , , , ,