Cultura

Publicado em 20/05/16 às 17:29 | Atualizado em 20/05/16 às 17:29

Museu do Mamulengo abre exposição sobre alegoria carnavalesca em Olinda

A exposição que vai até o dia 30 de setembro, celebra a obra do cenógrafo e bonequeiro, Fernando Augusto, feita para dez carnavais da cidade

Por Rodrigo Barradas

Foto: Rodrigo Barradas/Pref.Olinda

Foto: Rodrigo Barradas/Pref.Olinda

O Museu do Mamulengo – Espaço Tiridá recebe a exposição “Olinda, território da alegoria”, que começou na última quarta-feira (18) e segue até do dia 30 de setembro, sempre das 10h às 17h. A mostra ocorre dentro da programação da Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e que acontece em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

A exposição celebra a obra do cenógrafo e bonequeiro, Fernando Augusto, feita para dez carnavais da cidade. “Essa exposição comemora os quase 15 anos da Escola de Alegorias Mamulengo Só-Riso, que trabalha com alegorias, bonecos gigantes, e procura resgatar toda a tradição alegórica que Olinda já teve. Tudo é feito num processo de interação de jovens, adolescentes e adultos da comunidade do V8 e V9, da Ilha do Maruim, Amaro Branco, assim como mamulengueiros que vem de Glória do Goitá, e santeiros que vem de Ibimirim. A ideia é criar um pólo de alegoria que não sirva apenas ao carnaval, mas ao ciclo festivo de Pernambuco”, disse.

O Museu do Mamulengo fica na Rua de São Bento, 344, próximo ao Mercado da Ribeira. Nessa edição, 1.236 museus de todo o país participam.

Tags desta notícia: , , , , , ,