Publicado em 09/03/16 às 11:09 | Atualizado em 16/03/16 às 10:21

Olinda festeja com alegria seus 481 anos

Shows, cortejos e o tradicional bolo gigante, que neste ano homenageará o Circo de Alceu Valença, farão parte da comemoração

Por Secretaria de Comunicação de Olinda

Coco, maracatu, frevo, bonecos gigantes e o tradicional bolo com mais de 400 kg farão parte da comemoração. .Foto: Antônio Melcop/Pref.Olinda

Coco, maracatu, frevo, bonecos gigantes e o tradicional bolo com mais de 400 kg farão parte da comemoração. Foto: Antônio Melcop/Pref.Olinda

No próximo sábado (12) Olinda estará em festa. É que nesse dia a cidade completa 481 anos e, como não poderia deixar de ser, a data será celebrada com muita alegria e descontração. Coco, maracatu, frevo, bonecos gigantes e o tradicional bolo com mais de 400 kg farão parte da comemoração.

Atrações

As festividades começam com o projeto do Funcultura “Abriu pro Coco e a Cocada”. Trata-se de um grande cortejo de diversas agremiações tradicionais, que saem do Alto da Sé, a partir das 15h, e seguem pela Bispo Coutinho, Frei Afonso Maria, Praça do Amaro Branco e Rua Bom Jesus. Na Praça do bairro de Amaro Branco estará montado um palco para a apresentação dos grupos de coquistas, maracatus, capoeira, dentre outras atrações. Participam da iniciativa o grupo A Cocada, os Mestres do Coco do Amaro Branco (Dona Glorinha, Mestra Ana Lúcia, Lú do Pneu e Mestre Juarez), Mestres do Coco de Pernambuco e o Coco Raízes de Arcoverde, além do Maracatu Leão Coroado, Ylê de Egbá, Caboclinho 7 Flexas de Recife, entre outros.

A partir das 17h, o bloco de carnaval “Esses Boy tão Muito Doido” segue em cortejo pelas ladeiras da cidade. A concentração será na sede do Preto Velho e segue até a Ladeira Bar e Comedoria (antiga Licoteria). Além disso, também às 17h, os bonecos gigantes se concentram no Alto da Sé e fazem a festa pelas ruas do Sítio Histórico. O bloco de Zuza Miranda e Thaís saem às 19h da Praça de São Pedro, seguindo até à sede da Prefeitura. A comemoração também será animada pela Noite do Coco de Praia, nas imediações da agência dos Correios no Carmo, onde cantadores de coco e ciranda se apresentam das 21h30 às 2h da madrugada.

Bolo gigante e cerimônia

O tradicional bolo, que será fornecido pela Padaria Esmeralda, terá como tema o “Circo de Alceu” (tema do Carnaval da cidade em 2016). Serão 481 quilos de bolo. A iguaria começará a ser confeccionada nesta sexta-feira (11) e montada algumas horas antes da cerimônia. Sete pessoas, entre elas designer gráfico, coordenador, confeiteiros e auxiliares, estarão envolvidos no preparo do famoso quitute da festa. No palco, em frente ao Palácio dos Governadores, acontece – além do corte do bolo – a cerimônia de celebração dos 481 anos da cidade, com a apresentação de diversas atrações artísticas.

Terreiro de Pai Edu, Patrimônio Cultural Imaterial de Olinda

Às 16h, o prefeito Renildo Calheiros assinará no Palácio dos Governadores a declaração de Patrimônio Cultural Imaterial para o Terreiro de Pai Edu, aprovada pelo Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda. Falecido em 2011, o babalorixá Pai Edu, fundador do Palácio de Iemanjá, destacou-se pela sua história religiosa, social e na atuação política na resistência do povo de Santo no Brasil. Logo após, ocorrerá a apresentação inaugural da Orquestra Clássica de Olinda, com regência do Maestro Israel de França.

Passeio ciclístico

O 2° Passeio Ciclístico em homenagem aos 481 anos da cidade acontecerá no domingo (13). O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Olinda e a Rádio Jornal, e conta com o apoio da loja PE Retrô, TM Bike e Porto Seguro. A concentração dos ciclistas terá início às 6h, no Parque do Carmo, e a largada será às 7h, seguindo pela Avenida Beira Mar até a ponte do Janga, voltando pelas avenidas Carlos de Lima Cavalcanti, Getúlio Vargas e Rua do Sol até o Parque do Carmo, onde serão sorteadas bicicletas, brindes e feitas brincadeiras para os participantes.

As inscrições são feitas através da doação de 2kg de alimentos não perecíveis e vão até o dia 11 de março, na sede da Secretaria Executiva de Esportes e Juventude, localizada na Vila Olímpica de Rio Doce; na loja esportiva PE Retrô do Shopping Tacaruna; ou na TM Bike, que fica na Avenida Presidente Kennedy, 1710, em Peixinhos.

Confira abaixo a programação

18h – Coral Encanto de Olinda