Tradição dita o ritmo do São João em Olinda

Vai ter forró pé-de-serra, quadrilha matuta e coco de roda no polo da Praça do Carmo. A festa começa no sábado (21), a partir das 18h

Publicado por: Secom, em: 17/06/14 às 10:24

São João PortalSão João em Olinda é para toda a família. As comemorações valorizam a cultura popular e acontecem de 21 a 24 de junho. A festa se concentra na Praça do Carmo onde atrações como o Trio Canidé e a quadrilha Pisa no Espinho se apresentam. O tradicional Acorda Povo está garantido e percorrerá as principais ruas do Sítio Histórico.

A Prefeitura de Olinda enaltece as manifestações populares. Por isso, além da sua programação oficial, apoia outras festas juninas em diferentes bairros do município. A primeira aconteceu no Amaro Branco que, na noite dos dias 12 e 14, recebeu os cocos da Comunidade e do Mestre Aroeira, na Rua Alto do Sarapião. No dia 21, a partir das 21h, os grupos de coco saem do bairro e percorrerão as principais ruas do Sítio Histórico de Olinda fazendo o Acorda Povo, um convite à população para comemorar o Dia do Coco (20 de junho).

A outra festa acontece dia 23, na Rua da Palha – Sítio Histórico. No local, quadrilhas e grupos musicais como Silvinho da Macuca se apresentam num palhoção para animar e esquentar a noite dos moradores. Por lá, o arrasta pé começa às 22h.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL – bandeirolas, nas cores verde e amarelo, e barraquinhas de comidas típicas enfeitam a Praça do Carmo entre os dias 21 e 24. Sob as luzes do coreto, a partir das 18h, se apresentam as atrações musicais Daniel Bento, Abimael Gomes, Trio Canidé e Explosão do Forró.

Às 19h30, o rala-bucho faz uma pausa para as quadrilhas Raio de Sol, Pisa no Espinho, Lumiar e Aquarela Nordestina. Todas campeãs e tradicionais no São João pernambucano. Em seguida, entram em cena Zeca do Rolete, Mestre Gervásio do Coco, Coco Rabecado e Estrelinhas do Coco. Daí até as 23h30, volta o arrasta pé para fechar as noites.

Confira, abaixo, a programação detalhada

Amaro Branco

Sábado (21/06)
21h – Acorda Povo