Defesa Civil

Publicado em 04/03/17 às 13:39 | Atualizado em 04/03/17 às 13:39

NOTA: Prefeitura de Olinda sobre fortes chuvas deste sábado

Por alicemafra

Desde a primeira semana de janeiro a Defesa Civil tem realizado trabalho de vistoria e mapeamento de áreas de risco na cidade de Olinda. Neste sábado, 04, tivemos a coincidência desfavorável de forte chuva concentrada ao mesmo tempo de uma maré muito alta. Esse fator dificultou o escoamento da água nas áreas dos canais.

Olinda, hoje, é composta por 27 canais. A atual gestão recebeu esses canais em estado crítico, sem nenhuma espécie de manutenção. Do ponto de vista da drenagem, a situação é a pior imaginável. Mas, todo esse trabalho acumulado tem sido feito com a maior agilidade possível. A Prefeitura de Olinda tem se antecipado e montou um plano de limpeza dos canais. Os Canais da Colibri, Nápoles e Ouro Preto já foram drenados. Existem equipes trabalhando, hoje, na desobstrução do Canal do Fragoso e Bultrins. A limpeza do Canal da Avenida México e do Canal do Matadouro, na PE 15, será iniciada na próxima semana. As galerias da Av. Presidente Kennedy, Pedro Álvares Cabral, Transamazônica e Perimetral já estão sendo limpas.

É importante dizer que, apesar desses serviços, uma parte dos alagamentos em Olinda só será solucionada com obras estruturais, de grande vulto, como é o caso do Canal do Fragoso. A obra desse canal está sendo acompanhada por um grupo de trabalho formado pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), pelo Tribunal de Contas de Pernambuco, Ministério Público, Compesa, CPRH e Prefeitura de Olinda.

A defesa civil está com equipe de prontidão para resolução de demandas emergenciais como, por exemplo, drenagens e retiradas de árvores. Também existe uma equipe colocando lonas em áreas de risco para diminuir infiltração. A Prefeitura de Olinda está acompanhando, atentamente, as fortes chuvas. Todas as Secretarias Municipais foram mobilizadas e colocaram seus funcionários à disposição da Defesa Civil.

A Defesa Civil continua de prontidão durante 24h para atender a qualquer chamado da população. Os moradores que precisarem do serviço prestado pelo órgão podem acionar o fone 0800.281.2112 e solicitar a presença dos agentes na localidade.

print