Desenvolvimento Econômico

Publicado em 06/01/16 às 11:49 | Atualizado em 04/05/16 às 14:16

Olinda está entre as 100 melhores cidades do Brasil para se viver

O ranking é resultado do estudo (Best Cities Index – BCI-100) feito pela empresa Delta Economics & Finance, e coloca a Cidade Patrimônio entre as melhores cidades do país

Por Ana Paula Gomeze

estudo-portal-campanha-publicitária-3-pontos---4-05-01-16Dos 5.564 municípios brasileiros, Olinda está classificada entre os 100 melhores para se viver, de acordo com estudo da empresa de consultoria econômica e financeira Delta Economics & Finance. O estudo foca na avaliação das condições de vida local através de vários indicadores econômicos e sociais, gerando um índice que expressa as diversas dimensões do desenvolvimento socioeconômico das cidades e seus habitantes.

O BCI-100 é o ranking das cidades com base nesse índice gerado, considerando o desenvolvimento em termos de condições materiais de vida (domicílio, renda e trabalho) e qualidade de vida (saúde, educação, segurança e digital). O estudo já está disponível no site da empresa Delta Economics & Finance e publicado na Revista AmericaEconomia.

De acordo com o documento, os dados analisados foram obtidos na administração pública direta, órgãos e instituições governamentais, entre eles, o Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil 2013 (disponibilizado no site do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD); do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e da Fundação João Pinheiro – FJP; Ministério das Comunicações – MC; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; Secretaria do Tesouro Nacional – STN, do Ministério da Fazenda; Secretaria Nacional da Juventude – SNJ, da Secretaria-geral da Presidência da República; Conselho Federal de Medicina e Conselho Federal de Odontologia.

As 100 cidades foram selecionadas a partir do ordenamento com base na população residente, considerando-se os dados do Censo 2010. Neste ordenamento, foram considerados todos os 5.564 municípios brasileiros para os quais existem informações socioeconômicas disponíveis, de fontes oficiais. A imprensa também repercutiu o ranking, como essa matéria do Jornal do Commercio.

Há outros indicadores que mostram que Olinda está acima da média nacional, do nordeste e do estado de Pernambuco, tal como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM, cuja posição de Olinda em Pernambuco é de 3° lugar, atrás apenas de Fernando de Noronha e de Recife; bem como o Índice de Bem Estar Urbano – IBEU, onde a posição de Olinda também se consolida entre as três primeiras do estado.

Tags desta notícia: , , , , , , , , , ,