Destaque

Publicado em 27/04/17 às 9:43 | Atualizado em 27/04/17 às 9:44

Professor Lupércio foi eleito vice-presidente para o tema das Cidades Históricas da Frente Nacional dos Prefeitos

A posse aconteceu após encontro dos prefeitos em Brasília

Por Juliana Nascimento

Texto: Marcos Oliveira

 

Foto: Divulgação

 

O Prefeito de Olinda, Professor Lupércio, foi eleito nesta terça-feira (26.04), vice-presidente para o tema das Cidades Históricas da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), com mandato de dois anos. A instituição é representante dos municípios e tem o objetivo de buscar políticas de apoio junto ao Governo Federal.

Como prefeito de uma cidade que comemora este ano os 35 anos do título de Patrimônio Histórico da Humanidade, Lupércio conhece bem os desafios e as particularidades que esses municípios, que guardam a História do nosso País, possuem.

“Estamos cuidando do Patrimônio da nossa cidade e estar como vice-presidente vai permitir um trabalho mais integrado com as demais cidades. Trabalhando para o desenvolvimento de todas. Cuidar da nossa história, permitindo que a população se aproprie dela é fundamental para a cultura e educação do nosso povo, além de ser um atrativo importante para os turistas, movimentando a economia”, afirmou Lupércio.

A eleição aconteceu durante o IV Encontro dos Municípios para o Desenvolvimento Sustentável. Fundada em 1989, a FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos.

A instituição tem como foco de atuação os 658 municípios com mais de 50 mil habitantes (critério indicador de cidades médias, segundo estudo da CGLU e IPEA). Esse recorte abrange 100% das capitais, 68% dos habitantes e 80% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

REUNIÕES

O prefeito de Olinda está em Brasília desde segunda-feira. Além de participar dos eventos da FNP, em que os gestores trocam experiências e conhecem iniciativas que podem ser adaptadas para suas cidades, Lupércio se reuniu com os ministros Mendonça Filho, da Educação, e Ricardo Barros, da Saúde.

Também acompanham o gestor a secretária municipal de Relações Institucionais, Mirella Almeida; O secretário de Educação, Esportes e Juventude, Paulo Roberto; O secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, João Luiz; e o secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, Wolney Queiroz.