Publicado em 03/08/17 às 16:55 | Atualizado em 03/08/17 às 16:55

Alunos de escola municipal de Olinda fazem mobilização contra o trabalho infantil

O intuito foi chamar a atenção de comerciantes e moradores de Cidade Tabajara para o problema

Por Natália Catarina

Alunos do 8º e 9º da Escola Municipal Claudino Leal, localizada na Cidade Tabajara, em Olinda, confeccionaram panfletos, faixas e cartazes e saíram em caminhada com a banda escolar para informar aos comerciantes e moradores sobre os riscos do trabalho infantil. A ação, denominada de projeto Proteja Sonhos, tem como propósito básico sensibilizar os adultos a não ofertarem oportunidade de trabalho a crianças e adolescentes, possibilitando a permanência desse público na sala de aula.

Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS 7), Juliane Camilo, relatou a importância e o objetivo dessa ação. “Viemos com o intuito de contar a essa população sobre o que é o trabalho infantil e o quanto ele prejudica o crescimento de crianças e adolescentes”, contou. Para Mariana Bandeira, funcionária do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), nunca é tarde para abordar o assunto com os estudantes e levar a população mais conhecimento. “O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi em junho, mas isso é um assunto que precisa ser ressaltado sempre. Os alunos daqui sabem a realidade que vivem. Então, nada melhor que eles próprios levem esse conhecimento para o pessoal da comunidade”, destacou.

Entre os alunos reunidos confeccionando os cartazes estava o estudante do 9º ano do ensino fundamental, Vitor Hugo, 16 anos. Para ele, a importância de falar sobre o tema é muito grande. “A gente quer mostrar que trabalho infantil é errado e estamos preparando esses cartazes com o conhecimento que temos sobre o assunto. As crianças e adolescentes devem ter o direito deles, e não devem estar em espaços de adultos”.

Para prevenir e ajudar a erradicar o trabalho infantil, o serviço de utilidade pública disponibiliza o Disque 100.