Destaque

Publicado em 23/10/17 às 15:13 | Atualizado em 23/10/17 às 15:13

Banda Marcial do Alto da Conquista vai para final de Copa Estadual

Grupo ficou na primeira posição no quesito coreografia e segundo na classificação geral

Por Natália Catarina

A Banda Marcial da Escola Municipal Alberto Torres, localizada no Alto da Conquista, em Olinda, assegurou neste domingo (22.10) uma das vagas para a final da IX Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras. O grupo, que é formado por 38 jovens na faixa etária de 15 a 21, ficou em segundo lugar na classificação geral da semifinal. Eles conquistaram o primeiro lugar na coreografia e terceiro no pelotão cívico, no mor (componente que comanda a banda e faz uso de um bastão) e na baliza. A grande finalíssima está agendada para o próximo dia 18 de novembro.

Criado em 2010, mas foi a partir de maio de 2017, com o Projeto Novo Mais Educação que o grupo foi transformado de fanfarra para banda marcial. “A diferença tem relação com os instrumentos utilizados. Uma banda de fanfarra atua com corneta lisa, cornetão e percussão. Já a marcial usa trompete, trombone, bombardino e tuba”, explica o maestro André Luiz de Melo.

O pessoal ensaia nas tardes de quintas e sábados. O grupo já conquistou cinco premiações em concursos e conta com o apoio da Secretaria de Educação da cidade.