Publicado em 01/08/17 às 12:41 | Atualizado em 01/08/17 às 12:41

Empoderamento e saúde da mulher negra e das lésbicas são mote de fórum em Olinda

Programação reuniu representantes de municípios da RMR e do Interior

Por Nathaly Nascimento

A Saúde da mulher negra e das lésbicas foi a temática central abordada no 35º Fórum de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres Região Metropolitana do Recife e dos municípios de Goiana, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. O evento, realizado na sede da Prefeitura de Olinda, contou com a presença da secretária de Relações Institucionais, Mirella Almeida, e a da secretária executiva da Mulher e de Direitos Humanos de Olinda, Verônica Brayner. A secretaria que Verônica Brayner representa foi a responsável pela realização do encontro aqui na cidade.

A programação contou com debates, encaminhamentos, exposições temáticas e orientações para a elaboração dos Planos Municipais de Políticas para as Mulheres. Além de Verônica Brayner e Mirella Almeida, fizeram parte da mesa de abertura a secretária da Mulher do Estado de Pernambuco em exercício, Doris Cavalcanti, e a coordenadora da Mulher de Abreu e Lima e Coordenadora de Gestoras Metropolitanas, Maria Helena dos Santos.

O Fórum reúne-se uma vez por mês e tem por finalidade priorizar, articular e integrar políticas públicas para as mulheres, nas dimensões inter e multissetorial. Verônica Brayner destacou que a troca de experiências entre gestoras de diferentes cidades é o diferencial deste tipo de encontro.

“Precisamos buscar estratégias em conjunto, saber o que deu certo e o que precisa de aperfeiçoamento em outros lugares. É um momento de fortalecimento que provocamos em todos os encontros”, colocou Verônica.

O Painel Temático teve como tema a Saúde da Mulher Negra e Saúde da Mulher Bissexual, Lésbica e Trans. Pontuou desafios que essas mulheres enfrentam e que o poder público precisa estar atento para atender, como no caso do apoio psicológico para as mulheres transexuais e outras demandas específicas.