Destaque

Publicado em 15/03/17 às 14:04 | Atualizado em 17/03/17 às 13:28

Equipes do Procon de Olinda fazem panfletagem com dicas para o consumidor

A ação foi realizada nesta quarta-feira (15.03) em frente à sede do órgão, em Peixinhos

Por Juliana Nascimento

Quem nunca ficou tentado ao ouvir as expressões “tudo na liquidação” ou “aqui você encontra os melhores preços”? Mas não basta comprar só pela propaganda e se arrepender depois com algum tipo de dívida ou até mesmo com um produto ou contratação de algum serviço irregular. Foi pensando nisso que o Procon de Olinda realizou ação preventiva em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, nesta quarta-feira (15.03), em frente ao órgão, na Avenida Presidente Kennedy, em Peixinhos.

Foram distribuídos para as pessoas panfletos contendo dez dicas ao cidadão, entre elas orientação sobre o prazo de validade do produto e cobranças indevidas e constrangimentos praticados por empresas contra o cliente.

A dona de casa, Jeane Oliveira, de 54 anos que passava pelo local recebeu o material informativo de funcionários do Procon e achou importante conhecer mais sobre os direitos. “Acho bem legal essa iniciativa porque as pessoas com conhecimento tende a saber mais do seus direitos e brigar por eles”.

A diretora do Procon de Olinda, Nildete Bandeira, destaca o procedimento caso seja comprovado que o cidadão foi lesado por alguma mercadoria ou serviço. “Primeiro a gente entra em contato com a empresa responsável e envia uma carta eletrônica ou por meio dos correios e no prazo de dez a 20 dias nós agendamos uma audiência de conciliação entre fornecedor e consumidor. Caso não haja acordo nós encaminhamos para o Procon Estadual para multar ou notificar”.

Para fazer a denúncia, o cidadão deve levar documentos como RG, CPF, comprovante de residência e algum recibo como nota fiscal, extrato ou contrato de serviço. Por dia, são realizadas de 12 a 14 audiências de conciliação.

O Procon de Olinda atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e nos sábados das 7h30 às 12h, no Expresso Cidadão, que fica localizado na Avenida Presidente Kennedy, 1001, em Peixinhos. Outras informações pelos telefones: 3439-4780 ou 3439-4853.

print