Publicado em 03/07/17 às 14:27 | Atualizado em 03/07/17 às 14:30

Estudantes da rede municipal de Olinda participam de aula preparatória para ingressar em escolas técnicas

Matemática e português são duas das disciplinas oferecidas

Por Natália Catarina

Foto: Prefeitura de Olinda

A Secretaria de Educação de Olinda deu início ao Projeto Ensina Mais Olinda, onde estudantes do 9º ano da rede municipal de ensino contarão com aulas intensivas de matemática e português para concorrer as seleções das Escolas Técnicas Estaduais (ETE’s) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Seis turmas terão aulas todos os sábados até o mês de novembro. Os professores são todos da rede municipal e foram selecionados a partir de análise de currículo e entrevista.

Cerca 250 estudantes se matricularam no preparatório e receberam cadernos, canetas e apostilas contendo provas dos últimos anos do IFPE, além de uma camisa  do curso. No primeiro dia de aula os alunos participaram de uma ginástica laboral, ministrada pelo professor de educação física Pedro Botelho, com objetivo de relaxar e potencializar a aprendizagem. O estudante Antoni Miguel, 14 anos, do 9º ano da Escola Cel. José Domingos, em Ouro Preto, acha boa a iniciativa que estimula os alunos a conquistarem os objetivos profissionais. “Me sinto muito feliz. É um projeto muito legal e espero que o Ensina Mais Olinda sirva de exemplo para outros municípios”, conta o aluno.

O Ensina Mais Olinda consiste em orientar os estudantes sobre os erros e acertos das provas dos últimos nove anos do IFPE, com aprofundamento de conteúdos abordados em cada item do teste, além da realização de simulados, palestras motivacionais, palestras sobre diversas profissões e oficinas de leitura. “Com o Ensina Mais Olinda estamos investindo na melhoria da aprendizagem dos nossos jovens, além da elevação da sua autoestima, uma vez que os mesmos poderão concorrer com estudantes das demais redes de ensino”, avalia o secretário de Educação, Paulo Roberto Souza.