Destaque

Publicado em 06/03/17 às 17:06 | Atualizado em 06/03/17 às 17:06

Olinda conclui limpeza de canais e galerias em pontos críticos da cidade

Prefeitura herdou da gestão passada um sistema de drenagem em estado crítico, antecipou operação inverno desde janeiro e já conseguiu concluir o serviço em pontos mais castigados

Por Ismaela Silva

Limpeza do Canal do Fragoso é uma das que tem sido agilizadas pela prefeitura.

A Prefeitura de Olinda está correndo contra o tempo para minimizar os danos no sistema de drenagem do município e permitir que os moradores tenham um inverno mais tranquilo e seguro. A Operação Inverno da Secretaria de Serviços Públicos foi antecipada e tem sido realizada desde o mês de janeiro na limpeza e desobstrução de canais e galerias de diferentes trechos da cidade.

Olinda tem um total de 27 canais cadastrados, dos quais 15 foram identificados como sendo de maior porte e prioridade, onde a Prefeitura está atuando desde o mês de janeiro na limpeza e desobstrução. Desses 15, já foram concluídas as limpezas do canal dos Bultrins, no trecho que vai da PE-15 até a Avenida Carlos de Lima Cavalcanti; o Colibri, no bairro de Rio Doce; o do Arroz, em Jardim Fragoso; e Ouriço do Mar, em Ouro Preto. Está em execução a do canal do Fragoso, Tiradentes, Canal do Matadouro e o canal da Azeitona, em Peixinhos. Até a próxima semana será iniciado o serviço no Canal dos Bultrins, no trecho que vai da Avenida Chico Science até Jardim Fragoso; Lava Tripa, na Perimetral; e México em Rio Doce. Em até 30 dias será iniciada a operação no Canal da Malária.

O secretário de Serviços Públicos de Olinda, Evandro Avelar, explica que uma das grandes dificuldades de hoje é que a equipe recebeu uma herança muito ruim da gestão passada. “O desafio muito maior do que o Carnaval é resolver o problema de drenagem da cidade de Olinda, pois pegamos o município com uma demanda reprimida muito grande e isso infelizmente precisa de tempo para ser solucionado”.

Limpeza do canal Ouriço do Mar já foi concluída e entregue à população.

Também foi concluída a desobstrução das galerias da Avenida Getúlio Vargas, no trecho da Praça 12 de março até o Hiper e em todo o Sitio Histórico. No momento está sendo feita a micro drenagem e limpeza das galerias da Avenida Presidente Kennedy, que deve ser concluída em até 20 dias; Avenida Transamazônica, que será concluída em 30 dias; além da Rua Pedro Álvares Cabral e Avenida Perimetral, que serão concluídas em até 60 dias. Até o final do mês de março será realizada a desobstrução das galerias das avenidas Carlos de Lima Cavalcante e o restante da Getúlio Vargas, além da Rua São Miguel.

Através da Secretaria de Obras, a Defesa Civil de Olinda está atuando na preparação dos pontos de risco do município com a colocação de lonas e construção de muros de contenção. O serviço e a vistoria de áreas de risco podem ser solicitados através do telefone 0800 281 2112.

Canal do Fragoso

Com cerca de um mês de operação, o Operação limpeza do Canal do Fragoso no trecho compreendido entre a Avenida Fagundes Varela, em Jardim Atlântico, até a divisa com o município de Paulista, já retirou um volume total de cerca de três mil metros cúbicos de detritos. A partir desta semana haverá mais uma máquina atuando no local.

Cabe à prefeitura de Olinda a limpeza do trecho para que seja feita a segunda parte da obra de desobstrução, realizada pelo Governo Estadual. Está sendo feita a retirada de detritos e vegetação de todo o trecho. O próximo passo será intensificar a identificação de habitações que estão no leito do canal dificultando a limpeza e informar à Secretaria de Habitação do Estado, além de dar continuidade à limpeza com o máximo de agilidade possível até chegar ao Rio Paratibe.

O secretário de Serviços Públicos de Olinda, Evandro Avelar, avalia que a limpeza já começou a surtir efeito, “chuva forte do último sábado (04.03) conseguiu escoar bem melhor do que no episódio de transbordamento do trecho no ano passado”, constatou.

Tags desta notícia: , , , , ,