Publicado em 18/10/17 às 18:41 | Atualizado em 18/10/17 às 18:41

Olinda e México compartilham intercâmbio de experiências administrativas

Nesta quarta-feira (18.10), os cônsules Adolfo Zepeda e Linda Marina Munive se reuniram com o prefeito em busca de futuras parcerias

Por pedropaulo

Fotos: Maíra Correia/ Prefeitura de Olinda

“Vimos uma cidade limpa, bela e com o patrimônio tombado bem cuidado”. Com essas palavras que a cônsul-geral do México, Linda Marina Munive, declarou seu encantamento com a cidade de Olinda, em visita na tarde desta quarta-feira (18.10), ao lado do cônsul de Comunicação e Cultura, Adolfo Zepeda. Ambos se encontraram com o prefeito Professor Lupércio para discutir possíveis parcerias entre o município e o país.

Os mexicanos vieram ao Brasil em busca de parcerias para realização de eventos, como festivais e exposições, tanto do México em Olinda e vice-versa; além de entender como foram feitos os trabalhos de limpeza de canais e de lixo na cidade.

“Essa praia é muito bonita, a vista aqui da Prefeitura é encantadora. Mas o que mais me chamou a atenção foi a qualidade da gente”, destacou Munive. “Tivemos uma reunião de aproximação para conhecer primeiramente as experiências do prefeito na cidade, sua administração e os serviços. Achei muito importante também na promoção cultural e turística de Olinda”, acrescentou a consulesa.

Para o cônsul Zepeda, os patrimônios tombados e as ladeiras de Olinda lembram muito sua terra natal, a Cidade do México, capital do país. Para ele, o planejamento deste primeiro encontro foi cumprido com sucesso. “Nosso objetivo é entender, ampliar e conhecer novas oportunidades de parceria. Poder compartilhar experiências do México e vice-versa. O objetivo principal é estreitar os laços entre as cidades, que são muito semelhantes. Viemos transmitir essa mensagem de amizade e recolher e planejar missões para o futuro para projetos a curto e longo prazo. Saímos muito contentes”, disse.

No final da reunião, houve uma troca de souvenirs. Os mexicanos receberam livros que contam a história de Olinda, já o prefeito ganhou a obra “Magia do Sorriso”, com imagens de figuras cerâmicas do Golfo do México.

“Quero agradecer os cônsules, que vieram num gesto muito nobre. É uma honra para o município. Eles conheceram os principais pontos da cidade com o nosso vice Márcio Botelho e secretário de Cultura, Gilberto Sobral, e saíram com a melhor imagem possível, de que somos uma cidade hospitaleira, charmosa, bonita e, certamente, eles vão recomendar Olinda para todos no México. O encontro teve o objetivo de trocar experiências sobre os trabalhos preventivos nos canais, nos comprometemos em mandar para eles todo o projeto que foi colocado logo no início da gestão. Também comentamos sobre o que foi feito com o Aterro de Aguazinha”, concluiu o prefeito.