Destaque

Publicado em 23/10/17 às 16:59 | Atualizado em 23/10/17 às 16:59

Olinda Mais Cidadania leva serviços de graça aos moradores de Peixinhos

Emissão de documentos, consultas e exames de saúde estavam entre as atividades oferecidas

Por Natália Catarina

A população de Olinda pôde contar durante toda manhã do último sábado, (21.10), com a ação do Projeto Olinda Mais Cidadania, que tem como objetivo levar aos moradores do município serviços gratuitos, como emissão de documentos, cartão de livre acesso, inscrição no Programa Bolsa Família, além de assistência jurídica, consultas médicas e realização de exames. O primeiro local contemplado foi o CAIC Norma Coelho, em Peixinhos.

Por ter sido realizado no sábado, houve uma procura maior por parte da população, já que de segunda a sexta-feira, as pessoas trabalham e não dispõe de tempo para buscar auxílio ou serviços pessoais, como consultas médicas. De fato, os serviços públicos que os moradores precisam foram levados para eles e, melhor, de forma totalmente voluntária. A promessa é levar este projeto uma vez por mês para cada bairro do município.

“Serão trinta edições onde, no último sábado de cada mês, estaremos numa comunidade diferente levando serviços, fazendo levantamentos e aproveitando tudo o que é de cultura do bairro para fazer uma apresentação no nosso projeto. Em resumo, Olinda Mais Cidadania é uma ação social e recreativa”, explica o coordenador do projeto, Sérgio Murim.

Para a auxiliar de professora, Edjane da Silva, 45, a ação chegou em boa hora. “Consegui tirar meu cartão do SUS e o CPF do meu sobrinho. Nós moradores estávamos precisando de um serviço como este, com pessoas dispostas a nos atender”, contou.

Quem também aproveitou a ação foi o estudante de administração, Allyson de Araújo, 27. Ele utilizou dos serviços de saúde e emissão de documento. “Tive conhecimento através das redes sociais e vim resolver meu RG e aproveitei para realizar exame oftalmológico. Gostei muito da organização, entrega das fichas, principalmente do atendimento. Uma boa ideia da Prefeitura de Olinda para com seus moradores”, pontuou.

Ao total, foram emitidos 09 cartões de idoso, 03 cartões do deficiente, 50 casos encaminhados ao PROCON, 48 atendimentos para livre acesso, 44 assistidos juridicamente, 130 documentos de identidade e CPF emitidos, 50 certidões de nascimento, 10 certidões de casamento, 10 certidões de óbitos, 15 casos encaminhados ao DETRAN, 34 pessoas inscritas no curso de turismo, 17 exames citológicos, 23 vacinas humanas, 966 kits entregues de odontologia, 46  exames de mamografia, 26 avaliações com nutricionistas, 40 testes de sífilis, 200 hemoglicotestes (HGT), 200 aferições de pressão arterial (PA), 322 casas inspecionadas, 512 pedras de raticidas distribuídas, 42 animais vacinados e 120 pessoas orientadas quanto à guarda animal.

Este slideshow necessita de JavaScript.